6 de abril de 2021

Elizabeth Schmidt confirma Bruno Costa na Agricultura

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Costa é responsável pelo sucesso de diversos programas da pasta. Cerca de 2 toneladas foram comercializadas na Semana Santa durante a 2ª Feira do Peixe Digital.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSB) confirmou ontem, 05, o empresário Bruno Costa como seu secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Costa, que ocupou o cargo em 2019 e 2020, estava interinamente no cargo, com o afastamento do ex-secretário Osmar Hilgemberg Júnior, vitimado pela Covid em fevereiro passado.

Natural de Ponta Grossa, tem 36 anos, é empresário, formado em Administração com ênfase em negócios internacionais pela Faculdade União. Fez MBA em Gestão Comercial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e MBA em Agronegócios pela USP/Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Foi presidente do Núcleo Campos Gerais do Cavalo Quarto de Milha (NCGQM) e diretor de Abastecimento da SMAPA, em que comandou os programas Feira Verde e Mercado da Família.

Entre 2019 e 2020 foi nomeado pela primeira vez como secretário. Nesse período, liderou discussões para estimular a criação de cooperativas e associações de produtores rurais e acordos de cooperação técnica.

Também iniciou o projeto de reestruturação da compra de produtos hortifrutigranjeiros através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje uma realidade na gestão 2021, que neste ano, aproximadamente triplicou a compra de alimentos para 86 famílias e 254 produtores rurais de Ponta Grossa e todos os distritos, através da demanda organizada da produção por sazonalidade.

Costa também se engajou na criação de programas como o ‘Pneu velho ainda roda’, trocando pneus por alimento e o programa Passe Verde, que realiza a troca de pneus e recicláveis por vale transporte no Programa Feira Verde, auxiliando ao combate à dengue. A medida colocou a cidade em antepenúltimo lugar com os menores casos no Paraná e sem nenhuma morte no último ano epidemiológico.

Na pandemia em 2020, em parceria com uma startup criou a Feira Delivery, onde através da internet a população pode fazer pedidos de produtos hortifrutigranjeiros dos produtores, sem sair da comodidade de suas casas, bem como a Feira do Peixe Digital, na Semana Santa, sendo realizada a 2ª edição também em 2021, no formato digital.


SMAPA comemora resultados 2ª Feira do Peixe Digital

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) comemora o resultado da 2ª Feira do Peixe Digital, com aproximadamente 2 toneladas em vendas. A parceria aconteceu entre o Município, produtores de peixe da cidade e da desenvolvedora de startups Genius Soluções.

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira do Peixe da cidade foi cancelada presencialmente para evitar aglomerações e prevenir o contágio do novo coronavírus. No entanto, devido a pandemia, a Feira do Peixe Digital evitou que produtores tivessem prejuízo.

O produtor Sergio Sozim relata que vendeu o esperado, pouco mais de 1 tonelada e que foram registrados muitos pedidos por delivery, em virtude da pandemia. De acordo com Bruno Slompo, proprietário de um dos pesque-pague que participou da Feira do Peixe Digital, a expectativa não era nem um pouco boa para este ano, considerando que no ano passado a pandemia estava começando e os consumidores não tinham sido impactados ainda pelas questões econômicas. Porém, o resultado foi melhor que o esperado. “A SMAPA com a Feira do Peixe Digital ajudou impulsionar as vendas com a divulgação pela imprensa e pela internet. Muitas pessoas chegaram a nós através da Feira Digital, acredito que cerca de 30% do nosso público”, comenta Slompo.

Para o secretário Bruno Costa, a Feira do Peixe Digital cumpriu com seu objetivo em auxiliar os produtores de peixe, ampliando o elo com o público consumidor. Ele ressalta a parceria com a Genius Soluções que desenvolveu o canal on-line exclusivo para o evento. “Com a amenização dos efeitos da pandemia para o próximo ano, com o retorno da Feira do Peixe no formato presencial, o objetivo é manter e aprimorar a ferramenta on-line para potencializar ainda mais as vendas, em que o munícipe poderá escolher como comprará seu peixe na Semana Santa”, finaliza Costa. (Com assessoria)

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