16 de dezembro de 2020

Aliel defende Fundeb somente para a educação pública

Arquivo

"Através da educação pública e da valorização dos professores, nós vamos sair do patamar de desigualdade”, destacou o deputado.

O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou ontem, 15, a retirada pelos senadores da destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a iniciativa privada. A regulamentação havia sido aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, porém, um destaque apresentado pelo partido Novo após a votação principal, incluiu a destinação de recursos a instituições privadas e religiosas, o que pode causar a retirada de aproximadamente R$ 16 bilhões da educação pública.

“A aprovação do Fundeb na Constituição Federal foi uma grande conquista, um marco. Porém, dependia de regulamentação. Infelizmente o Governo não se mobilizou para regulamentar. Por conta disso, discutimos exaustivamente o texto do relator Felipe Rigoni (PSB-ES). E, após a aprovação do texto principal, foi incluído esse destaque do Novo que pode retirar cerca de R$ 16 bilhões da educação pública. Meu voto foi contra, mas o destaque acabou passando”, revela Aliel.

O parlamentar conta que, após a aprovação, houve uma cobrança grande por parte dos educadores para se corrigir o equívoco. “Nós fomos procurados por educadores, preocupados com a destinação desses recursos a instituições privadas e religiosas. Realmente isso desvirtua a função do Fundeb. Por isso a ação dos senadores, retomando o texto do relator é muito importante”, avalia.

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. Em agosto, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que renovou as regras do fundo e tornou-o permanente. Com as modificações feitas no Senado, o texto voltará para a análise da Câmara.

“Agora, na Câmara, tenho confiança de que vamos conseguir aprovar o relatório e corrigir esse equívoco. Dinheiro do Fundeb deve ser apenas para educação pública”, finaliza Aliel. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Blog do Johnny

CARAMBEÍ

10 de maio de 2024

Elisangela lança pré-candidatura à reeleição

Divulgação

9 de maio de 2024

Municípios da AMCG aderem a novo programa de regularização fundiária

Divulgação

9 de maio de 2024

UEPG anuncia ampliação imediata de medidas de segurança

Divulgação

9 de maio de 2024

Tibagi conquista recursos para reforma do Centro de Canoagem

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos