16 de outubro de 2019

Agricultura 4.0 deve unir produtividade e sustentabilidade

Divulgação

Tema foi apresentado na Semana Paraná Inovador, que discute avanços tecnológicos em vários setores da economia.

A aplicação de inovações na área da agricultura passou a ser um desafio constante tanto para quem produz máquinas e equipamentos para quem vai utilizá-los no campo. O objetivo estará sempre voltado para aumentar a produtividade, mas sem perder o foco da sustentabilidade.

Essa foi uma das mensagens do diretor da Case New Holand Industrial, Sergio Soares, durante palestra na Semana Paraná Inovador, promovida pelo Governo do Estado e que acontece no Palácio Iguaçu.

“Aumentar drasticamente a produtividade não é uma tendência, é uma absoluta necessidade. Mas temos que fazer com que seja sustentável, pois não adianta alimentar o pessoal em 2050 e destruir o mundo”, disse Soares. Segundo ele, é nessa perspectiva que deve ser pensada a inovação e a tecnologia.

Soares destacou que, entre os avanços, há máquinas que fornecem dezenas de dados ao agricultor, desde as características do solo, produtividade por metro quadrado e previsão de colheita. “As informações ajudam a tomar a decisão e aumentar a produtividade”, acentuou.

Ele lembrou que a agricultura de precisão já existia como conceito desde os anos 90, ainda que não existissem equipamentos para coletar, transmitir e usar corretamente os dados. “Os agrônomos já sabiam que esse era o caminho”, disse. A tecnologia foi criada e os algoritmos de inteligência artificial possibilitaram tomadas de decisão que hoje fazem a diferença na agricultura.

ECOSSISTEMA COMPLETO – Soares salientou que, nesse campo, o Brasil está no mesmo nível de qualquer lugar do mundo e, em alguns momentos, à frente. “Há grandes empresas startups que iniciaram no Brasil e hoje são players mundiais”, acentuou.

Em qualquer lista que se fizer no mundo sobre locais onde pode haver avanços na agricultura, o nome do Brasil estará escrito. “O Brasil hoje é criador de tecnologia”, garantiu.

APROXIMAR – O diretor da CNH disse que um evento como a Semana Paraná Inovador é importante para aproximar o poder público das empresas privadas e das startups. Segundo ele, a velocidade com que as startups avançam é surpreendente e nem mesmo as empresas conseguem acompanhar.

“O poder público está mais para trás ainda”, afirmou. “Um evento como esse dá uma visão clara de que o Governo do Paraná quer entrar no processo de colaboração e contribuir com a criação de um ecossistema mais completo.” (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

10 de maio de 2024

Amadeu Puppi UEPG bate recorde de atendimentos em abril

Divulgação

10 de maio de 2024

Aniversário de Ventania terá shows e rodeios a partir de hoje; confira a programação

Blog do Johnny

CARAMBEÍ

10 de maio de 2024

Elisangela lança pré-candidatura à reeleição

Divulgação

9 de maio de 2024

Municípios da AMCG aderem a novo programa de regularização fundiária

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos