13 de novembro de 2018

Plauto propõe que Assembleia ‘corte na própria carne’ e reduza orçamento

Divulgação

O deputado apresentou ontem o Projeto de Lei que deverá diminuir de 3,1% para 2,5% os recursos da ALEP provenientes do Estado. Ao longo de um mandato inteiro, essa economia passaria de meio bilhão de reais.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) poderá tomar a decisão inédita de reduzir o próprio orçamento. Com isso, a instituição deixará de receber os atuais 3,1% do Orçamento Geral do Estado a que tem direito, e passará a contar com 2,5% em 2019. A iniciativa é do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), Primeiro-Secretário da Casa, que protocolou ontem, 12, o Projeto de Lei (PL).

Vale destacar que o repasse de 1,9% ao Tribunal de Contas do Estados (TCE) permanecerá inalterado. Apesar de ser um órgão vinculado a ALEP, caberá ao TCE decidir pela redução ou não da sua parte. Do mesmo modo se mantém os índices do Poder Judiciário (4,4%) e do Ministério Público (4,1%).

De acordo com os cálculos baseados nos números de 2018, se já estivesse em vigor o orçamento reduzido, a ALEP seria responsável por uma economia média de R$ 135 milhões. Ao longo de um mandato inteiro, essa economia passaria de meio bilhão de reais.

A decisão de reduzir o orçamento foi embasada nas devoluções que são feitas anualmente, desde 2011, e que já somam mais de R$ 1,3 bilhão, junto aos valores estornados até o início deste ano.

“O mais importante é que o governo do Estado poderá contar com o dinheiro que repassaria para a Assembleia, sem ter que esperar as devoluções que são feitas ao final de cada ano. E, mesmo com o orçamento menor, acredito que ainda será possível devolver uma pequena sobra de caixa”, aponta Plauto. O deputado atua como gestor dos recursos desde 2010 e é através da experiência adquirida desde então que ela ressalta esta afirmação.

O projeto deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e em seguida para as demais comissões concernentes ao tema. A expectativa é que o trâmite leve aproximadamente duas semanas para ser concluído e só então a proposta será levada ao plenário. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

20 de maio de 2024

Programa de Aquisição de Alimentos valoriza pequenos produtores em Ponta Grossa

Divulgação

20 de maio de 2024

Prefeitura de PG conclui modernização da Unidade Adão Ademar, no Cerejeiras

Divulgação

20 de maio de 2024

MDB realiza encontro com pré-candidatos e reforça apoio a Elizabeth

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos