19 de junho de 2019

Stocco diz que CEI possui indícios que combustível era furtado por funcionários da Prefeitura

Arquivo

Vereador do PV será relator da CPI criada no Legislativo Municipal.

A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Desvio de Combustíveis da Prefeitura de Ponta Grossa tomou na última semana os primeiros depoimentos. Foram ouvidos na terça-feira, 11, o contador Josnir de Oliveira Mello (confira), e o mecânico industrial Valmir Pinheiro Martins, encarregado da Usina de Asfalto no Distrito Industrial, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP). O secretário Márcio Ferreira foi convocado, mas não compareceu, alegando compromissos com o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

O presidente da Comissão, vereador Geraldo Stocco (Rede), conta que com base nos depoimentos iniciais, é possível constatar que houve um “furo” de combustíveis na Prefeitura Municipal. “Tem que esperar o final da CEI para chegarmos a uma conclusão, porém, pelos depoimentos iniciais existia um furo de combustíveis na Secretaria de Obras constatado em 2017, de um certo período bagunçado. O combustível chegava, não lançavam no sistema, era feito depois e de maneira equivocada”, aponta o presidente.

 

FURTO –Stocco afirma que existem indícios de furto de combustível por funcionários da Prefeitura. “Se houve esse furo, que está constatado, muito provavelmente não foi utilizado em um bem público. O que se fala é que funcionários lá de dentro furtavam combustíveis para uso pessoal. É o que a gente espera comprovar”, disse o vereador.

Uma das principais irregularidades apontadas nos depoimentos, segundo o presidente, são lançamentos falsos na Usina de Asfalto, que está desativada. “Isso é mais um rombo. Mandaram, segundo os depoimentos, com ordem de cima jogar no sistema o estoque virtual, como eles chamam, na Usina. Nunca entrou e nem pode colocar gasolina lá”, denuncia.

Ainda sem data marcada, a CEI vai convocar novamente o secretário Márcio Ferreira, o chefe de gabinete Alessandro Lozza de Moraes, ex-secretário municipal de Obras (2013 a 2016), o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, e os servidores Joelson Sluzz e Leandro Ximenio “Vamos ouvi-los porque faziam parte da gestão que aconteceu esse furo de combustível”, aponta o presidente.

A CEI aguarda cópia de documentos solicitados à Prefeitura Municipal para dar prosseguimento aos trabalhos. “Vamos nos munir de mais informações para estarmos mais preparados para as oitivas”, afirma Stocco.

Também integram a CEI os vereadores Sebastião Mainardes Júnior (DEM), Rogério Mioduski (PPS), Ricardo Zampieri (PSL) e Felipe Passos (PSDB). Nos próximos dias os vereadores devem procurar a 12ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, especializada na proteção do patrimônio público, fundações e terceiro setor, que instaurou um inquérito civil, e o Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que abriu Procedimento Investigatório Criminal para investigar o caso. Eles pretendem trocar informações com os promotores responsáveis pela investigação.


Encarregado da Usina de Asfalto ri ao ser questionado sobre armazenamento de gasolina na unidade

Na terça-feira, 11, a Comissão Especial de Investigação (CEI) do Desvio de Combustíveis da Prefeitura de Ponta Grossa ouviu o depoimento do mecânico industrial Valmir Pinheiro Martins, encarregado da Usina de Asfalto no Distrito Industrial, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), desde 2014. Ele é servidor da Prefeitura há 27 anos. “Não sei nada desse desvio”, disse o servidor.

Martins confirmou o armazenamento de óleo diesel na Usina em 2015, após ter sido desativada, mas negou ser o responsável pela retirada do combustível, informando que as chaves do tanque ficavam com servidores do Parque de Máquinas. Quando questionado do armazenamento de gasolina na unidade, o servidor riu dos vereadores. “Dá onde que vai guardar gasolina lá na Usina de Asfalto. Não tem como”, afirmou, informando que mesmo após ter sido desativada, os tanques não permitem o armazenamento deste tipo de combustível.

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

13 de maio de 2024

Prefeitura de PG auxiliará na segurança do campus da UEPG

Arquivo

13 de maio de 2024

Obras da Via Araucária de recuperação viária prosseguem nesta semana

Arquivo

13 de maio de 2024

Avante, partido que apoia Marcelo Rangel, denuncia Elizabeth Schmidt e perde

Divulgação

10 de maio de 2024

Amadeu Puppi UEPG bate recorde de atendimentos em abril

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos