CASTRO

27 de junho de 2019

Seminário discute otimização da assistência técnica ao pequeno produtor

Divulgação

O evento teve como objetivo alinhar as principais assistências técnicas para os pequenos agricultores.

A Assessoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Castro promoveu ontem, 26, no Parque Dario Macedo, o Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Emater, representantes das Associações de Pequenos Produtores, veterinários, zootecnistas, assistentes sociais e técnicos agrícolas.

De acordo com a assessora de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município, Patrícia Fadel Fanha, o evento tem como objetivo alinhar as principais assistências técnicas para os pequenos agricultores oferecidas pela Emater, Prefeitura e Centro de Treinamento para Pecuaristas. Ela destaca que o Município tem cerca de 2.500 pequenos produtores com pequenas áreas para produzir e que a assistência técnica é fundamental para que eles possam manter a atividade. “Por meio da assistência técnica podemos alavancar a produtividade do pequeno produtor, atender suas necessidades, levar novas técnicas e tecnologias, além de ensinar a parte administrativa das propriedades, como o que fazer com a produção”, explica.

Para Patrícia, é preciso um consenso sobre a prestação de assistência técnica pelos órgãos responsáveis, para que todos os pequenos produtores recebam os serviços. “Somos poucas entidades e um número reduzido de profissionais. Então temos que organizar e otimizar os recursos e o tempo que temos para que todos os pequenos produtores sejam beneficiados”, ressalta.

O engenheiro agrônomo e gerente estadual de produção agropecuária e negócios da Emater, Richard Golba, destacou que no Paraná, 85% da agricultura é familiar e segundo o último Censo, o Paraná tem 305 mil produtores e mais de 167 mil declararam não ter assistência técnica ou que não recebem da forma como gostariam. “É um índice muito alto para um Estado que tem liderança nacional e destaque mundial na produção agropecuária. Temos que unir forças para fazer mais e melhor assistência técnica e extensão rural para esses pequenos produtores. O conhecimento representa mais de 70% da produtividade total dos fatores que envolvem a agricultura. E temos potencial para melhorar o volume de produção, a renda e a qualidade de vida do pequeno produtor”, salientou.

O prefeito Moacyr Fadel Júnior (MDB) disse que a assistência técnica ao pequeno produtor é imprescindível e que o Município vem promovendo ações para melhorar a produtividade nas propriedades. “Levamos assistência técnica, profissionalização e disponibilizamos instrumentos como patrulha agrícola para que os pequenos produtores tenham condições de aumentar a produtividade. A melhor utilização dos recursos e a parceria com as demais entidades, com certeza, vão beneficiar um número cada vez maior de produtores”, disse.

Durante o encontro foi realizada também a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

14 de maio de 2024

Ponta Grossa conquista pelo quarto ano consecutivo ‘Nota A’ em capacidade de pagamento

Divulgação

14 de maio de 2024

Aliel recebe homenagem da Frente da Preservação do Meio Ambiente

Divulgação

13 de maio de 2024

Unidades 24h atendem mais de 3,1 mil pessoas em PG

Divulgação

13 de maio de 2024

Praça Barão de Guaraúna em PG será revitalizada

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos