13 de maio de 2021

Prefeitura propõe PL para reduzir crise no sistema de transporte coletivo

Divulgação

Prefeita, vice e secretários municipais estiveram reunidos com vereadores hoje, 13, para discutir sobre projeto de lei e a retomada do serviço.

Representantes da administração municipal estiveram reunidos com vereadores hoje, 13, para discutir um projeto de lei visando reduzir a crise no sistema de transporte coletivo. A Prefeitura de Ponta Grossa irá encaminhar à Câmara de Vereadores solicitação de autorização legislativa para pagamento de indenização à empresa concessionária do serviço de transporte público pelo período de suspensão das atividades como medida de enfrentamento à covid-19. Conforme prevê o PL, o pagamento deve ser feito através de acordo nos autos n. 0008545-49.2021.8.16.0019, em trâmite na 2ª Vara da Fazenda Pública, via depósito judicial.

“O transporte coletivo público de passageiros é serviço público essencial e estamos buscando um caminho para resolver essa crise, que vem impactando diretamente na vida da população, de trabalhadores e empresários, e principalmente na vida dos funcionários da empresa. O pagamento dos trabalhadores da concessionária é de responsabilidade da empresa, mas entendemos que com essa indenização, pela suspensão de um serviço público do qual o poder público é o responsável titular, será possível o reequilíbrio da concessão e retomada do serviço em 100%”, explica a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD).

Através do PL, a Prefeitura pede autorização legislativa para o pagamento de R$ 1.718.363,37. “O valor foi calculado com base na média de consumo de combustível em relação ao mês de fevereiro de 2021, adotada igualmente a média de passageiros, sem incluir despesas como salários, pro-labore dos sócios, depreciação dos veículos, desprezado também o lucro que é de 5% sobre o valor do custo do serviço, de modo que está sendo pago exclusivamente o prejuízo real da empresa”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

O projeto de lei será encaminhado amanhã, 14, para a Câmara de Vereadores, em regime de urgência. Caso aprovado em duas votações, retornará ao Executivo para sanção e depósito judicial do valor na sequência.

Estiveram na reunião a prefeita Elizabeth Schmidt; o vice-prefeito, Capitão Saulo; o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski; o procurador geral do Município, Gustavo da Matta; o secretário de Governo, Sebastião Mainardes; o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna; e os vereadores Daniel Milla, Filipe Chociai, Divo, Izaias Salustiano, Ede Pimentel, Geraldo Stocco, Jairton da Farmácia, Quinzinho Sansana, e o representante do mandato coletivo do PSOL, João Luiz Stefaniak. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Divulgação

16 de maio de 2024

Elizeu Kocan recebe Masterplan de lideranças

Divulgação

14 de maio de 2024

Ponta Grossa conquista pelo quarto ano consecutivo ‘Nota A’ em capacidade de pagamento

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos