CASTRO

30 de setembro de 2019

Prefeitura entrega nova sede do Centro de Informações Turísticas

Divulgação

O espaço é uma réplica da antiga Prefeitura de Castro até a década de 80 e foi construído seguindo padrões de acessibilidade. O valor investido na obra é de R$ 169 mil com recursos próprios.

A Prefeitura de Castro, através da Diretoria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, entregaram na última sexta-feira, 27, a nova sede do Centro de Informações Turísticas Fidelis Franco Bueno. O espaço é uma réplica da antiga Prefeitura de Castro até a década de 80 e foi construído seguindo padrões de acessibilidade e contará com salas de recepção, vídeo e atendimento especializado, cozinha e banheiro, além de paisagismo. Em frente ao prédio foi instalado um monumento do tropeiro simbolizando as boas-vindas aos visitantes e turistas.

O valor investido na obra é de R$ 169 mil com recursos próprios. A segunda etapa das obras inclui a reforma da casa ao lado do centro que será utilizada para venda do artesanato castrense e no galpão serão oferecidas oficinas voltadas aos artesãos e à comunidade.

No Centro de Informações Turísticas será feita a gestão do turismo em Castro e oferecidos serviços como planejamento turístico, assessoria gastronômica a hotéis, restaurantes e pousadas, cursos de atendimento comercial, entre outros, voltados ao fortalecimento da estrutura turística do Município.

O diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Guto Beck, destaca que o Município passa a oferecer um novo conceito de atendimento turístico. “Faremos o atendimento aos turistas, assessoria para empresários do setor e do comércio e fomentaremos a economia local. Além disso, contaremos com equipe altamente qualificada”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior (Patri) ressaltou que a nova sede é um lugar moderno para atender aos munícipes, visitantes e turistas. “Entregamos hoje esta obra importante para o município, um espaço para atender a todos e que leva o nome de um dos mais ilustres cidadãos da nossa cidade”, disse.

HOMENAGEM – O Centro de Informações Turísticas leva o nome de Fidelis Franco Bueno que nasceu em Castro em 26 de janeiro de 1928. Aos dezessete anos foi para a Escola Técnica de Aviação, onde se diplomou mecânico de avião e motor. Mais tarde se formou em Filosofia. Morou no Uruguai e Alemanha, trabalhando como mecânico de voo. Na década de 1970 passou quatro anos em recuperação de grave um acidente aéreo. Nesse período começou a se dedicar à escrita e à pesquisa histórica. Vivendo na Fazenda do Bugre, em Castro, no convívio muito próximo dos moradores locais, teve conhecimento do grande número de artefatos arqueológicos que se encontravam nos campos e capões de mato, os quais passou a reunir, por compra ou doação, como forma de registrar a presença indígena em Castro.

Suas pesquisas históricas resultaram nas obras O Último Voo, Geografia Tropeira, Pouso do Iapó, Porto das Tropas e Historiadores de Castro, além de estudos avulsos e um grande número de artigos publicados no jornal ‘O Estado do Paraná’ e nos jornais da cidade, inclusive ‘O Cambuí’, do qual foi fundador. Faleceu em 19 de agosto de 2017 deixando um rico acervo arqueológico, importantes considerações sobre a história de Castro e uma expressiva contribuição à sociedade.

Em nome da família, a filha de Fidelis, Karina Bueno Chagas, discorreu sobre a vida do pai e agradeceu a homenagem. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

14 de maio de 2024

Ponta Grossa conquista pelo quarto ano consecutivo ‘Nota A’ em capacidade de pagamento

Divulgação

14 de maio de 2024

Aliel recebe homenagem da Frente da Preservação do Meio Ambiente

Divulgação

13 de maio de 2024

Unidades 24h atendem mais de 3,1 mil pessoas em PG

Divulgação

13 de maio de 2024

Praça Barão de Guaraúna em PG será revitalizada

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos