1 de outubro de 2019

Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa são entregues

Divulgação

Documentos que irão orientar os investimentos, políticas de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do Município pelos próximos dez anos devem ser encaminhados para a Câmara Municipal hoje, 1º.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), entregou oficialmente ontem, 30, a revisão do Plano Diretor (PD) e o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Ponta Grossa, documentos que irão orientar os investimentos, políticas de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do Município pelos próximos dez anos. Os planos serão encaminhados para a Câmara Municipal para discussão hoje, 1º.

Em janeiro de 2018 foi aberto um processo licitatório para definição da empresa responsável pelos serviços especializados na consultoria do PD e do PlanMob, e em março, a Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria iniciou o trabalho em conjunto com o Iplan, que durou 18 meses, encerrado no início do mês passado. De acordo com o presidente do Instituto, Ciro Ribas, durante o processo foram realizadas mais de 60 reuniões e 800 contribuições coletivas, entre oficinas comunitárias e audiências públicas para o desenvolvimento dos projetos. O documento final possui 11 volumes e está integralmente disponível no site do Iplan.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), os planos entregues foram produzidos através de um diagnóstico da realidade local, e estão de acordo com as transformações que o Município passa e irá passar nos próximos anos. “A entrega do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana é histórica para Ponta Grossa, pois com estes documentos, estamos projetando a cidade para o futuro de forma organizada e planejada, considerando também questões ambientais, de acessibilidade e para o crescimento correto da cidade”, explicou Rangel.

Para que os planos sejam colocados em prática, é necessária a análise e aprovação dos documentos no Legislativo Municipal. De acordo com Ciro Ribas, o Instituto e a equipe técnica que participou da elaboração do PD e do PlanMob estão à disposição da Câmara Municipal para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos sobre os documentos. “Foram 18 meses de trabalho intenso e de muita responsabilidade. Através do Plano Diretor estamos projetando as diretrizes do futuro de Ponta Grossa, e com o Plano de Mobilidade Urbana foram consideradas melhorias que envolvem o trânsito, sinalização, calçadas, acessibilidade e espaços coletivos que toda a população utiliza”, informa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

14 de maio de 2024

Ponta Grossa conquista pelo quarto ano consecutivo ‘Nota A’ em capacidade de pagamento

Divulgação

14 de maio de 2024

Aliel recebe homenagem da Frente da Preservação do Meio Ambiente

Divulgação

13 de maio de 2024

Unidades 24h atendem mais de 3,1 mil pessoas em PG

Divulgação

13 de maio de 2024

Praça Barão de Guaraúna em PG será revitalizada

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos