23 de abril de 2020

Criação do sistema estadual é grande avanço para cultura do Paraná, diz Romanelli

Divulgação

O SEC-PR integrará o Sistema Nacional de Cultura e será organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada. O sistema estadual também tem como finalidade promover o exercício pleno dos direitos culturais e o desenvolvimento humano, além de garantir acesso a serviços culturais a todas as classes sociais.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) classificou como “extremamente positiva” a criação do Sistema Estadual de Cultura do Paraná aprovada pela Assembleia Legislativa ontem, 22. O SEC-PR, como é chamado o sistema, consolida a cultura como política de Estado e viabiliza a participação do Paraná em editais de âmbito federal, garantindo mais recursos para a área.

“A cultura é transversal, permeia todas as políticas públicas. Por isso a criação do SEC é um grande avanço e o governo do Paraná ganha um instrumento importante e eficaz para fortalecer as diversas manifestações que mostram a nossa diversidade cultural”, disse o deputado.

Romanelli destacou a iniciativa do governador Ratinho Júnior (PSD) e as emendas apresentadas pelo Legislativo à proposta. “As emendas melhoram o SEC e criam, por exemplo, a possibilidade de utilização de recursos fundo a fundo, permitindo o desenvolvimento de uma série de atividades culturais necessárias”, pontuou.

“O governante faz a diferença quando ele transforma em realidade o sonho de muita gente. E esse é um sonho de muito tempo e de muitas pessoas. Por isso o nosso parabéns ao governador Ratinho Júnior, ao nosso líder do governo Hussein Bakri e ao deputado Rubens Recalcatti, presidente da Comissão de Cultura, que reforçaram a articulação das emendas na Assembleia”, completou Romanelli.

FUNCIONAMENTO – O SEC-PR integrará o Sistema Nacional de Cultura e será organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada. O sistema estadual também tem como finalidade promover o exercício pleno dos direitos culturais e o desenvolvimento humano, além de garantir acesso a serviços culturais a todas as classes sociais.

Os objetivos da iniciativa incluem ainda o incentivo ao uso de novas tecnologias em processos artísticos e culturais, salvaguardar os acervos históricos, promover a cultura da paz e os intercâmbios, além de estimular os municípios a desenvolverem iniciativas nessa área.

O texto também institui um programa estadual de formação e qualificação na área cultural, de caráter continuado, com objetivo de profissionalizar agentes dos setores público e privado. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

14 de maio de 2024

Ponta Grossa conquista pelo quarto ano consecutivo ‘Nota A’ em capacidade de pagamento

Divulgação

14 de maio de 2024

Aliel recebe homenagem da Frente da Preservação do Meio Ambiente

Divulgação

13 de maio de 2024

Unidades 24h atendem mais de 3,1 mil pessoas em PG

Divulgação

13 de maio de 2024

Praça Barão de Guaraúna em PG será revitalizada

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos