2 de dezembro de 2020

Com 129 prefeituras no Paraná, Ratinho Júnior vira maior cabo eleitoral do PSD

Arquivo

No Estado, a legenda saiu vitoriosa em 129 prefeituras, representando quase um terço das 399 em disputa. A última prefeitura a ser conquistada pelo PSD no Paraná foi em Ponta Grossa, com a vitória de Elizabeth Schmidt.

Com 655 prefeituras conquistadas em 2020, o PSD virou o terceiro partido com mais comandos de municípios no país, apenas atrás de MDB e Progressistas. A maior parte deste resultado se deve ao Paraná. A legenda saiu vitoriosa em 129 prefeituras, representando quase um terço das 399 em disputa, tendo como principal cabo eleitoral o governador Ratinho Júnior, eleito em 2018.

O político desbancou o último legado de seu ex-aliado e antecessor, o ex-governador Beto Richa, do PSDB. Os tucanos eram os com mais prefeitos no Estado. A última prefeitura a ser conquistada pelo PSD no Paraná foi em Ponta Grossa, com a vitória de Elizabeth Schmidt, 69. Ex-PSB, ela é vice-prefeita de Marcelo Rangel, ex-aliado de Richa e agora principal nome ao Senado em 2022 pelo fortalecido grupo de Ratinho Jr.

Com o partido no Governo do Estado, o PSD acrescentou mais 101 prefeitos na legenda paranaense em comparação com 2016, quando conquistou apenas 28. Quatro anos antes, com Richa governador, o PSDB elegeu 68. Em 2020, apenas 17 tucanos conseguiram esse feito. Ao UOL, Ratinho Jr., que é presidente estadual do PSD, comentou que a quantidade de prefeitos eleitos é resultado da aprovação do governo local. A última pesquisa Ibope que divulgou a avaliação da gestão do político é de 22 de outubro e abrangeu somente Curitiba. Na capital, 16% dos entrevistados a consideraram ótima, 39% boa, 29% regular, 7% ruim, 6% péssima e 3% não souberam ou não responderam.

O outro motivo, segundo o governador, foi a estratégia de tirar de outros partidos candidatos bem avaliados, como foi o caso de Ulisses Maia, de Maringá. Ele venceu em 2016 com o PDT, mas mudou para o PSD em busca da reeleição, conquistada no primeiro turno. “Acredito que as eleições foram resultado de planejamento, que passa pela escolha dos candidatos de forma rigorosa até a aprovação do governo. Começamos a filtrar os políticos competitivos há um ano e meio. O outro fator é a aprovação do governo. São dois pontos que colaboraram para o desempenho no Paraná”, afirma Ratinho Jr.

Apesar de virar o maior cabo eleitoral do PSD no país, em 2020, Ratinho Jr. avalia que a quantidade de prefeitos no palanque em busca de uma eventual reeleição não será determinante. “Ainda está cedo para pensar em 2022. Quem determinará se irei para uma boa reeleição será a aprovação do governo. Isso, sim, será determinante lá na frente e não o número de prefeitos”, conclui o governador do Paraná. (Com informações do UOL)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

13 de maio de 2024

Obras da Via Araucária de recuperação viária prosseguem nesta semana

Arquivo

13 de maio de 2024

Avante, partido que apoia Marcelo Rangel, denuncia Elizabeth Schmidt e perde

Divulgação

10 de maio de 2024

Amadeu Puppi UEPG bate recorde de atendimentos em abril

Divulgação

10 de maio de 2024

Aniversário de Ventania terá shows e rodeios a partir de hoje; confira a programação

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos