10 de maio de 2021

Agendamento para vacinação de pessoas com comorbidades está aberto em PG

Arquivo

De todo o percentual recebido pelo Município até o momento, esse quantitativo representa 0,6% de perda. As três mil doses integravam a composição de reserva técnica prevista no Plano Nacional de Imunização, já considerando perda de doses por diversos motivos, como vencimento, diluição incorreta, quebra de frascos, entre outros.

Iniciou ontem, 09, o agendamento no site da Prefeitura de Ponta Grossa para a aplicação das doses de vacina contra a Covid-19 para o novo grupo, que tem como público-alvo as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. A vacinação acontecerá durante esta semana, iniciando hoje, 10, e seguindo até a sexta-feira, 14.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), seguindo orientação do Ministério da Saúde, estabeleceu em estratégia referente a operacionalização da vacinação, o grupo das pessoas com comorbidades, que será vacinado por idade, ou seja, do mais velho para o mais novo, em blocos de idades. O escalonamento por blocos de idades iniciará de 55 a 59 anos, seguindo de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

A enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian explica que pacientes com comorbidades, que fazem parte do grupo prioritário e são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), podem se dirigir até a Unidade onde são acompanhados e retirar a declaração com a equipe. “Exceto pacientes com diabetes da rede pública que podem levar uma cópia da última receita (data de até 6 meses) para ficar retida que servirá para comprovação”, explica.

Daniele salienta que os pacientes acompanhados pela rede privada também precisarão apresentar uma declaração do médico que o acompanha, esse modelo da declaração está disponível no Portal do CRM-PR para os médicos inscritos (https://servicos.crmpr.org.br/portal/). “Essas declarações devem indicar uma das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid, que constam no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid”, comenta a enfermeira.

A FMS ressalta que as vacinas serão aplicadas após o agendamento no site da Prefeitura. Porém, o agendamento não garante a aplicação da vacina, pois depende da validação da declaração que o usuário apresentará para a equipe.

BPC – Também por bloco de idade serão incluídas as pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta fase, a idade deve ser entre 55 e 59 anos e mediante cadastro na Fundação Municipal de Assistência Social ou Secretaria Municipal Políticas Públicas Sociais (SMPPS) do Município por deficiência permanente.

A conferência será feita em listagem já fornecida pela SMPPS e FASPG no dia da vacinação. O agendamento também será pelo site da Prefeitura. (Com assessoria)

COMORBIDADES DEFINIDAS COMO PRIORITÁRIAS:

– Diabetes Melitus (qualquer indivíduo com diabetes)

– Pneumopatia crônica grave (DPOC, Fibrose cística, Fibroses pulmonares, Pneumoconioses, Displasia broncopulmonar, Asma Grave – Em uso de corticóides sistêmicos)

– Hipertensão Arterial Resistente (Em uso de mais de 3 ou mais Anti-hipertensivos,H.A. estágio 3, independente de Lesão em órgão alvo ou comorbidade, H.A. est 1 ou 2 na presença de Lesão em órgão alvo e/ou comorbidade)

– Doenças cardiovasculares (Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doença da aorta, Dos grandes vasos, Arritmias cardíacas, Cardiopatiascongênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos Valvares implantados)

– Doença cerebrovascular (AVE isquêmico ou hemorrágico, acidente isquêmico transitório, Demência vascular)

– Doença renal crônica (DRC estágio 3 ou mais, Síndrome nefrótica)

– Obesidade mórbida (IMC >40)

– Cirrose hepática (Cirrose hepática Child -Pugh A, B ou C)

– Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados De órgão sólido, Indivíduos transplantados De medula óssea, Indivíduos em uso de Imunossupressores, Imunodeficiência primárias, Pacientes oncológicos que realizam quimio ou radio Nos últimos 6 meses, Neoplasias hematológicas, Pessoas vivendo com HIV e/ou Pulsoterapia e/ou ciclofosfamida)

– Anemia falciforme (Anemia falciforme),Talassemia

– Síndrome de Down

– Gestante e puérpera com comorbidades

– Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.

–  Deficiência permanente

Além destas indicações clínicas descritas acima, as pessoas entre 18 e 59 anos, serão vacinadas se portarem:

– Síndrome de Down – mediante declaração.

– Gestante e puérpera com comorbidades – mediante declaração.

– Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Divulgação

16 de maio de 2024

Elizeu Kocan recebe Masterplan de lideranças

Divulgação

14 de maio de 2024

Ponta Grossa conquista pelo quarto ano consecutivo ‘Nota A’ em capacidade de pagamento

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos