17 de setembro de 2020

Curso de Jornalismo da UEPG é finalista no EXPOCOM Sul

Arquivo

Evento premia produções universitárias na área da comunicação.

O Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é finalista em seis categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação da Região Sul (EXPOCOM Sul) 2020. O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação premia anualmente produções universitárias na área. O resultado do prêmio será divulgado no dia 9 de outubro em uma celebração online.

Finalista na categoria Assessoria de Imprensa, a estudante Gabriela de Barros, considera a indicação à premiação um reconhecimento para os trabalhos. “O EXPOCOM incentiva a pesquisa e motiva a produção de projetos jornalísticos de qualidade”, diz a aluna do quarto ano de Jornalismo na UEPG.  O trabalho finalista é o projeto de assessoria aplicado na 28º Semana de Comunicação e 22º Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação, que ocorreram em 2019.

O professor Ivan Bomfim ressalta a importância do evento para a formação dos estudantes. “Quando os alunos se mobilizam para apresentar produções realizadas no curso, isso valoriza a ação dos docentes e o projeto pedagógico do curso”. Bomfim também destaca o papel do evento em relação às dificuldades do setor educacional brasileiro. “É muito importante mostrar que nosso curso é atuante e que os estudantes têm uma produção de significativa e de qualidade”, afirma.

Além da categoria Assessoria de Imprensa, o curso de Jornalismo da UEPG também é finalista nas categorias revista-laboratorial, com a Nuntiare, e jornal-laboratório, com o Foca Livre. Na categoria TCC – projetos experimentais, a produção Relatos do Parque: Manifestações culturais no Parque Ambiental de Ponta Grossa é finalista.

As produções em áudio também são destaque. O Ponto da Notícia, radiojornal do curso, é finalista na categoria produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo. Também há indicações ao prêmio em produtos avulsos. Uma produção sobre o aumento da desigualdade no país em 2019 é finalista em reportagem em radiojornalismo.

EXPOCOM 2020 – O EXPOCOM premia produções universitárias dentro das áreas do jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, cinema e demais campos da comunicação. O evento acontece em duas etapas. A primeira delas premia produções dentro das regiões brasileiras. Os primeiros colocados em cada categoria concorrem na etapa nacional.

Tradicionalmente, a primeira etapa do Expocom acontece em paralelo aos Congressos Regionais de Ciências da Comunicação, promovidos pela Intercom. Em 2020, por conta da pandemia de Covid19, os congressos regionais foram cancelados e somente haverá as primeiras etapas de premiação da EXPOCOM, realizadas de forma online.

Já o Congresso Nacional da Intercom acontece remotamente entre os dias 01 e 10 de dezembro. A premiação nacional da EXPOCOM irá ocorrer de forma simultânea. Neste ano, o tema do Congresso é “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. O evento discute o Relatório MacBride e as quatro décadas desde seu lançamento, mudanças no universo da comunicação e a zona cinzenta dos extremos nos quais essa área está situada. Mais informações podem ser obtidas no site do Intercom. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

6 de maio de 2024

Via Araucária promove melhorias ao longo das rodovias administradas

Arquivo

6 de maio de 2024

Para reforçar atendimento contra dengue, Estado habilita mais quatro leitos em Ponta Grossa

Divulgação

6 de maio de 2024

Prefeitura de PG lança edital para construção de dois novos superpostos

Divulgação

4 de maio de 2024

Ponta Grossa terá unidades exclusivas 24 horas e novas ações contra a dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos