CASTRO

30 de março de 2020

Prefeitura esclarece caso de coronavírus e cria comitê de enfrentamento em Castro

ATENÇÃO! Pronunciamento do prefeito municipal e da secretária de Saúde no dia de hoje, 30 de março de 2020.

Publicado por Prefeitura Municipal de Castro em Segunda-feira, 30 de março de 2020

A paciente testou positivo para o coronavírus após retornar de viagem de outro Estado para Curitiba. Ela realizou o exame assim que chegou e permanece em quarentena na Capital. Por ser moradora de Castro, o Estado computa o caso para o município onde ela reside. 

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ontem, 29, notificação por meio do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) de uma moradora de Castro que testou positivo para o coronavírus após retornar de viagem de outro Estado para Curitiba. Segundo a Secretaria, em nota enviada para a Imprensa hoje, 30, e vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura, ela realizou o exame assim que chegou e permanece em quarentena na Capital. Por ser moradora de Castro, o Estado computa o caso para o município onde ela reside. “a pessoa não esteve em Castro e está sendo tratada em Curitiba”, informou a secretária de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu hoje, 30, representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Castro (SindiCastro), Associação Comercial e Empresarial de Castro (AceCastro), igrejas e produtores rurais e criaram um comitê de crise para enfrentamento ao coronavírus.

Maria Lidia informou o fluxo e a preparação para o enfrentamento à doença no Município, apresentou o relatório epidemiológico com dados de como estão sendo realizados os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o trabalho de monitoramento de pessoas com síndrome gripal.

Ela disse que até o momento, foram contabilizados 21 casos suspeitos em Castro. Destes, 2 casos tiveram amostras coletadas no Município e foram descartados, 17 casos com amostras coletadas em Curitiba e todos descartados, 1 caso com amostra coletada em Curitiba e positivado e 1 caso também com amostra coletada em Curitiba que ainda aguarda resultado.

Ressaltou ainda, que a partir de hoje a Secretaria está montando estrutura adequada para atender aos pacientes. “Reforçamos o compromisso com a transparência nas informações e estamos trabalhando para enfrentar essa crise. A recomendação é para que as pessoas continuem no isolamento”, disse.

O comitê de crise se reunirá na próxima quinta-feira, 02, para definir a reabertura do comércio de forma organizada para que a saúde possa se estruturar para receber possíveis pacientes pelo coronavírus. “Sei que é uma situação difícil por conta dessa crise que nos assola, mas com apoio de todos, sairemos vitoriosos”, disse o prefeito Moacyr Fadel (Patri). (Com assessoria)

Compartilhe