.
Município conquistou a nota máxima no Mapa do Turismo pelo segundo ano consecutivo; iniciativas locais unem tradição, inovação e sustentabilidade.
PONTA GROSSA – PR 10/11/2025 – A cidade de Ponta Grossa, a Princesa dos Campos Gerais, pode agora ser chamada de rainha do turismo regional. Em 2025, o Município conquistou a Nota A no Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, reconhecimento que coloca a cidade entre os destinos mais relevantes do país. A websérie “Ponta Grossa: Turismo Nota A”, dirigida pelo Blog do Johnny em parceria com a Prefeitura Municipal, destaca o potencial turístico da cidade.
Do arenito milenar à força industrial, o potencial turístico de Ponta Grossa vai muito além da natureza – a história do turismo ponta-grossense também se passa pela força das ferrovias, na cultura do Cine Teatro Ópera, na resistência do Cine PG e da memória do Museu Campos Gerais.
Leonel Monastirsky, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), explica como Ponta Grossa foi construída com a chegada dos tropeiros na região. A chegada das ferrovias, posteriormente, impulsiona a economia e o potencial produtivo da cidade no Estado.
“Com a ferrovia, sim, a cidade dá um salto gigantesco, porque por conta da ferrovia ela fica conectada, inicialmente com Curitiba, Porto do Paranaguá e com o mundo externo, da mesma maneira que saiam coisas para serem exportadas, vinham coisas de lá para cá, notícias, moda, costumes, pessoas, e aí a cidade fica mesmo cosmopolita. Daí vem a indústria, na década de 70, e aí a cidade vira uma cidade industrial.”
É nessa rota que o futuro ponta-grossense é construído – de expansão, crescimento e fomento. O dom de artesãos locais mantém vivo, por meio do artesanato e de souvenirs, o que tem de mais original na história de Ponta Grossa.
O Projeto SouPG, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, busca celebrar o talento destes artesãos com o incentivo à economia criativa. A proposta também busca fortalecer a identidade cultural da cidade e impulsionar o desenvolvimento do turismo local.
Maria Isabel Sekula é uma destas artesãs. Ela destacou: “Nós que já estamos nessa caminhada do artesanato há mais de 30 anos, e sempre procurando estar mostrando os nossos produtos, foi muito importante. A partir do primeiro Sou PG, que foi nos 200 anos de Ponta Grossa, a gente teve a possibilidade de estar criando produtos com uma identidade nossa, estar mostrando a nossa pintura, as nossas expressões, através dos produtos locais”.
Silvia Riquerme, também artesã, destaca a valorização da identidade cultural de Ponta Grossa por meio do SouPG. O projeto também promove visibilidade a pequenos empreendedores. “Quanto mais visibilidade os artesãos têm com o projeto do Sou PG, na parte do turismo, eu acho muito legal, porque vai valorizar o produto e os artesãos regionais nossos aqui, que são muitos. E a gente está valorizando com o Sou PG os ícones da cidade, a Vila Velha, a Estação Saudade, o Buraco do Padre”, diz.
WEB SÉRIE – A coroação com a nota A do turismo ponta-grossense faz parte da união entre o poder público, a iniciativa e a comunidade. A websérie “Ponta Grossa: Turismo Nota A”, dirigida pelo Blog do Johnny em parceria com a Prefeitura Municipal, destaca o potencial turístico da cidade.
O conteúdo conta com três episódios e vai ao ar nesta semana. Fique ligado!