1 de outubro de 2020

Mabel declara que seu governo priorizará o povo

Nas ruas com BLOG DO JOHNNY entrevista a candidata a prefeita Mabel Canto; Assista

Ao vivo a candidata da Coligação Ponta Grossa em Primeiro Lugar (PSC/PSB/PP/PDT/PMB Podemos/Cidadania), Mabel Canto, nas ruas com o BLOG DO JOHNNY. De carro, os candidatos na série de entrevistas falam sobre as suas propostas e apresentam no próprio local soluções e ideias para a cidade.Parceria com a HRC Digital Produções com imagens de câmeras internas, externa e drone. Confira!

Publicado por Blog do Johnny em Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

“Não quero deixar grandes obras, quero deixar as pessoas bem, que elas sejam bem atendidas. O dia a dia precisa ser funcional, mas o impacto real é a saúde. Vamos melhorar o que já existe, pois eu não estou aqui por mim, estou aqui pelo povo”, afirmou a candidata.

Na última quarta-feira, 30, o quadro ‘Nas ruas com o BLOG DO JOHNNY’, realizou mais uma live, desta vez entrevistando a deputada estadual e candidata à Prefeitura de Ponta Grossa, Mabel Canto (PSC), explicando o plano de governo da Coligação Ponta Grossa em Primeiro Lugar (PSC/PSB/PP/PDT/PMB/Podemos/Cidadania).
Mabel Canto é casada, mãe de dois filhos (Milena de 11 anos e Luka de 3 anos), advogada e radialista (desde os 15 anos de idade).

O local escolhido para iniciar a conversa foi no bairro Rio Verde, na casa de Jocelito Canto, comunicador, ex-deputado, ex-prefeito e pai de Mabel. A equipe do blog foi recebida pelo próprio Jocelito, que se diz orgulhoso pela trajetória da filha na vida pública, relembrando também que ele foi o prefeito mais jovem de Ponta Grossa (1997 – 2000). Jocelito espera que Mabel seja a primeira mulher eleita como prefeita na cidade, fazendo história como ele na época em que foi gestor municipal, por isso, auxilia na campanha da primogênita.

Na conversa, a candidata reconhece que a associam a figura de seu pai, e confessa que tem muita coisa em comum com ele, mas quer mostrar algumas diferenças, inclusive na maneira de governar. Ela se intitula uma representante mais técnica, porém, aprendeu muito com a popularidade do pai. Viver com um pai político e muito popular não era um problema, segundo a candidata. Ela conta que aprendeu com o exemplo de uma pessoa muito humana e que sempre manteve o olhar para o próximo. Mabel sente que tem sorte de ser filha de um homem como Jocelito, pois aprendeu com ele como ser exemplo na política, tem orgulho dele como pai, amigo, e o considera extraordinário, sendo ele seu ídolo e verdadeiro herói. “A Mabel de hoje é moldada pelo que Jocelito ensinou. Sempre foi essa pessoa que trabalhou, nunca parou. Transitei na política com o pai desde pequena, estava sempre ao lado dele mesmo em visitas, e isso me fez aprender desde cedo” conta.

Aliel Machado que hoje é o único representante pontagrossense em Brasília como deputado federal e um forte aliado de seu grupo político de campanha, a conheceu quando criança, vindo de um projeto social de Jocelito. O parlamentar abriu mão de sua candidatura para passar a base para Mabel, e decidiu permanecer como deputado.

De acordo com Mabel Canto, ela recebeu com alegria e responsabilidade a missão, mesmo tendo se comprometido em cumprir o mandato de deputada. “No momento entendemos que faltava um grupo que pensasse realmente no povo, existe muito vaidade envolvida, pessoas que querem ser prefeito a todo custo ou querendo se manter seu grupo no poder. Assumo as consequências deste ato, sabia que teria o lado negativo, mas estou disposta a cuidar da cidade. Não posso me omitir diante de tantas injustiças”, ressalta.

Mabel não terminou o mandato, mas tem experiência. Apesar de julgada por ser muito jovem, ela se sente preparada, pois desde criança andava em bairros, com o pai. Além disso, ela se preparou tecnicamente e tem vasto conhecimento na área pública. Sobre a escolha do vice, a deputada garante ter um amigo, e isso é muito importante. Pietro Arnaud, segundo ela, é um ser humano muito sensível, técnico, mais até que os outros candidatos, pois entende de gestão pública. A candidata garante que Pietro será um vice atuante.

ESPORTE – O primeiro local escolhido pela deputada foi o ginásio do Rio Verde, um dos muitos que foram construídos na gestão de seu pai e que fica ao lado da escola municipal que ela estudou. Um dos pontos em comum com a história da família na administração municipal é a valorização do esporte, por isso, Mabel quer reviver o projeto “Nosso Campinho” que era um projeto que incentivava as crianças nos bairros a jogar futebol, mas que dessa vez deve ser ampliado com outros esportes, sempre lembrando a importância da manutenção desses locais e de realizar investimentos na área.

SAÚDE – A saúde foi um tema bastante abordado durante a entrevista, já que para Mabel, essa sempre será a prioridade da gestão, caso eleita. Uma das propostas para esse tema é descentralizar o atendimento, desafogando assim a fila do Hospital Municipal (Pronto Socorro), fazendo também com que o local volte a realizar cirurgias eletivas. Mutirões devem ser realizados no Pronto Socorro afim de acelerar e organizar processos e a fila de atendimento em diversas áreas.

Para a candidata, é preciso pensar nas pessoas que moram em locais afastados e dependem do serviço público, por isso, além de fortalecer a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e valorizar para que sejam pontos de referência, o projeto de governo é a criação de ‘Policlínicas da Família’. Ao passar ao lado do Terminal de Oficinas, aproveitou para contar que pretende utilizar a estrutura dos antigos Centros de Atenção à Saúde (CAS), ao lado dos terminais de transporte coletivo, para garantir consultas, exames e atendimento especializado voltado à atenção básica de saúde. Os espaços serão equipados com ultrassom, raio-X, além de contar com equipe multiprofissional composta por especialistas.

Quando o assunto é o Hospital da Criança, Mabel elogia o sistema de trabalho de residentes em conjunto com a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), com administração do Estado, dessa forma, o Município pode se dedicar mais ao Pronto Socorro. Um ponto importante, se eleita, será o programa de pré-natal, principalmente com gestantes de alto risco que precisam ser assistidas e muito bem cuidadas.

MULHERES – A candidata a prefeita destaca muito seu trabalho na defesa das mulheres, em especial as gestantes. Ela afirma que existe a dificuldade das mulheres como minoria na política e que é difícil até aprovarem projetos em prol da causa, mas nunca se abalou com isso. O primeiro projeto de sua autoria que foi aprovado, conta a deputada, foi o parto adequado, que permite as mães escolherem a via de parto, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS). Mabel lembrou dos casos do Hospital Evangélico em que havia relatos de mal atendimento, violência obstetrícia e óbitos, quando muitas mulheres poderiam ter feito cessaria e acabaram perdendo os filhos por conta da desumanização que havia com elas. “A mulher tem o direito de escolher o parto. É justo que não sofra, que seja adequado e especial para a mãe”, contou emocionada.

A bandeira da mulher é um dos pontos mais importantes do seu programa de governo. Em conjunto com Secretaria da Mulher (inserido no plano de governo da candidata) que será integrada com outras secretarias. Uma das propostas apresentadas é que órgão seja responsável pela integração de políticas públicas voltadas às mulheres com as demais secretarias de governo, destacando a valorização do papel da mulher na sociedade. Ela pretende criar trabalhos de atenção com outros setores para que as empreendedoras possam passar por capacitação.

ASFALTO – A equipe juntamente com a candidata passou pela vila Santa Barbara, que assim como mostrado pelas imagens, nunca foi asfaltada, colocando em situação de risco serviços essenciais (ambulâncias, Correio, coleta de lixo) que precisam transportar por esses e outros locais de difícil acesso. Recursos importantes foram destinados à pavimentação na cidade, que mesmo após promessa de campanha do atual governo, ainda é um grande problema na cidade. Mabel entende que algumas ruas precisam ser conservadas no centro, mas a prioridade são os bairros, que deveriam ser escolhidos de forma mais clara, sugerido por ela, através de sorteio, o que seria mais justo. De acordo com a candidata, os valores de obras fornecidos pela Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) são exorbitantes. Ela conta que através de um comparativo da CPS com uma empresa terceirizada, elas são muito superiores a população fica refém da Prefeitura.

EDUCAÇÃO – O plano de governo de Mabel Canto pretende consolidar as escolas integrais, mantendo crianças e adolescentes longe das ruas e do perigo. É preciso também fortalecer a educação através do contraturno e instituições assistenciais que desenvolvem trabalhos que beneficiam crianças e adolescentes. Discussões sobre a área precisam ser feitas com as comunidades, por isso, a criação do Conselho da Comunidade, com representantes de cada bairro devem impactar na educação, saneamento, transporte, e ouros setores, de acordo com o projeto de Mabel.

TRANSPORTE – A criação de pontos estratégicos para os ônibus, descentralizando e desafogando o trânsito da cidade, é uma dessas ideias que surgiu de pessoas que trabalham no setor da Prefeitura. O projeto não impacta na tarifa, o que é mais importante, além de facilitar a vida dos usuários com distância e otimizar o tempo. Nesses pontos, pretende-se criar praças de integração com pontos mais estruturados com parques para crianças e onde comerciantes/autônomos possam trabalhar. Assim, é possível aumentar segurança, deixando esses locais com mais movimento.

SANEAMENTO – “Temos uma cidade muito grande, com falta de esgoto em muitos locais. Nos momentos de estiagem só temos o Alagados. Por isso, precisamos do Rio Tibagi. Não ter água é um grande problema. O papel do Conselho da Comunidade deve propor qual o modelo mais adequado de contrato”, propõe Mabel.

SEGURANÇA PÚBLICA – Mabel quer avançar no trabalho realizado pela Guarda Municipal (GM). Para ela, a GM não deve só cuidar do patrimônio, mas cuidar das pessoas, mas é preciso mais investimento para que circulem em todos os bairros e em áreas como Distrito Industrial. A ‘Patrulha Maria da Penha” que é referência no país, precisa ser ampliada, pois o número de mulheres vítimas de casos é cada vez maior.

INDÚSTRIAS – A deputada conta que Jocelito Canto, enquanto prefeito, foi quem retomou processo de industrialização na cidade através da Tetra Pak e outras indústrias, um dos locais visitados durante a entrevista. Por isso, ela entende a importância de se continuar o desenvolvimento gerando empregos e oportunidades neste setor.

GOVERNO – O local escolhido por Mabel Canto para encerrar o bate papo com a equipe do Blog do Johnny foi o Hospital Regional, lembrança marcante e muito importante no mandato de seu pai, de Aliel Machado e da própria deputada. Assim, a candidata a prefeita de Ponta Grossa encerrou afirmando que se eleita vai terminar as obras deixadas pelo atual governo, mas garante que sua administração será feita de prioridades. “Não quero deixar grandes obras, quero deixar as pessoas bem, que elas sejam bem atendidas. O dia a dia precisa ser funcional, mas o impacto real é a saúde. Vamos melhorar o que já existe, pois eu não estou aqui por mim, estou aqui pelo povo”, encerrou.

Mabel destaca atuação transparente e fiscalizadora na ALEP

Eleita deputada estadual na última eleição, Mabel afirma que há dois anos concentra seu trabalho na fiscalização e redução de custos, inclusive com o próprio salário (doando parte do que recebe). Diferente de outros parlamentares, Mabel afirma que faz cotação em todos os serviços e produtos que utiliza para diminuir verba. Ela reduziu menos da metade do que poderia usar com o dinheiro público. As despesas dela foram colocadas à disposição através de notas fiscais, holerite, extratos, detalhadamente no site para que tenha transparência com a população. Assim ela pretende que seja na Prefeitura, mostrando para as pessoas que elas precisam ser fiscalizadoras. “Nunca gastei com alimentação, não preciso gastar do dinheiro público com isso, nem em hotel, não tenho apartamento alugado em Curitiba, foi desta forma que consegui economizar mais de R$ 1 milhão, dinheiro que pode ser revertido em recursos para região”, expõe.

Um dos locais atravessados durante a entrevista e de grande importância no trabalho como deputada para Mabel foi a trincheira do Los Angeles. Antes da inauguração, a fiscalização e pedidos de entrega de documentos que comprovassem o valor da obra que durou mais de 10 anos de espera, gerou uma economia de pelo menos R$ 3 milhões. Além disso, mudanças na obra também ocorreram, fazendo com que o acesso tivesse melhoras. Um dos projetos que apresentou na Assembleia Legislativa (ALEP), foi para dar mais transparência aos cidadãos, informando através de QR code os valores e aditivos nas obras realizadas pelo Estado. (Especial para o Blog do Johnny)

Compartilhe