Nova estrutura integra programa municipal de compliance e integridade, para aprimorar processos internos e prevenir práticas irregulares.
A Prefeitura Municipal de Irati instituiu o Núcleo de Combate à Corrupção (NUCCOR), vinculado à Procuradoria Geral do Município. O anúncio foi feito pelo prefeito Emiliano Gomes em suas redes sociais. O órgão tem como objetivo coibir possíveis práticas irregulares na administração pública.
O Núcleo foi regulamentado pela Lei Municipal 5.221/2025, que estabelece diretrizes para o programa de compliance e integridade na gestão municipal. A iniciativa busca aprimorar a eficiência e a transparência do poder público, além de prevenir a ocorrência de crimes administrativos.
Matheus Matias, coordenador do NUCCOR, explica como o programa vai atuar na segurança administrativa. “A integridade deixa de ser somente uma política de governo, mas passa a ser um valor adotado por todos os servidores para que nossa gestão seja transparente, agregando confiança para os munícipes, para toda a população iratiense”, afirma.
O procurador-geral de Irati, Hermano Faustino, destaca que o trabalho do Núcleo deve melhorar a organização da administração pública. “Com os trabalhos do Núcleo, nós vamos melhorar a atuação preventiva da administração pública, melhorando fluxos, para que a gente tenha uma organização daquilo que é realizado no âmbito das secretarias”, explica.
Já o procurador municipal Gustavo Pianaro ressalta o caráter orientativo e preventivo do órgão. Por conta desse trabalho, alguns crimes já foram coibidos ao longo do ano.
“O núcleo foi estabelecido para orientar, prevenir e eventualmente responsabilizar o cometimento de crimes na administração pública. Já temos alguns processos administrativos em andamento, alguns até já finalizados. Eventuais crimes já foram repreendidos para que isso traga segurança”, diz.
O prefeito Emiliano Gomes diz que o movimento representa um avanço na gestão de Irati. “É mais um passo dentro da administração pública, para melhorar a eficiência da máquina pública e ao mesmo tempo, a confiabilidade e a transparência da administração pública municipal”, destaca.