.
.Uma das principais experiências turísticas nos Campos Gerais, o parque é destaque no segundo episódio da Websérie “Ponta Grossa: Turismo Nota A”. O Buraco do Padre é um convite para se desligar da rotina e conectar-se com a natureza. A aventura atrai milhares de turistas anualmente.
PONTA GROSSA – PR 11/11/2025 – O Parque de Natureza Buraco do Padre, situado há 27 quilômetros de Ponta Grossa, é uma das principais atrações turísticas dos Campos Gerais. O local é um recinto de histórias e lendas, além de ser um dos principais palcos de aventura e diversão para os visitantes. A atração é destaque no segundo episódio da websérie “Ponta Grossa: Turismo Nota A”, dirigida pelo Blog do Johnny.
O turismo rural, potência nos Campos Gerais, guarda um dos seus principais trunfos em Ponta Grossa: a furna do Buraco do Padre.
O Buraco do Padre, uma caverna vertical de 40 metros de profundidade por 45 metros de diâmetro, é o principal atrativo do parque. Dentro dela, uma cascata com 30 metros de altura emerge do topo e concede beleza e frescor à paisagem. Os visitantes podem apreciar a vista pela base até a parte interna da caverna ou pelo topo, nos mirantes.
Yuri Mazur, monitor de trilhas, explicou que o nome “Buraco do Padre” tem origem secular e faz alusão aos jesuítas catequizadores no período colonial.
“Há 500 anos atrás vinham os jesuítas junto com os colonizadores, a fim de catequizar e evangelizar indígenas e escravizados que habitavam o país. Esses jesuítas, até 200 anos depois, eram avistados lá na parte dos mirantes. Eram muito avistados bem próximo do buraco. Acabaram apelidando o local de Buraco dos Padres. Com o tempo, no dialeto do dia a dia, esse plural passou a ser Buraco do Padre”, explica Yuri.
Entre os principais atrativos do Parque também está a Fenda da Freira. A cavidade natural arenosa tem 50 metros de altura e 300 de extensão, e se formou ao longo de 400 milhões de anos. Uma lenda regional diz que a fenda teria sido refúgio de uma freira que se encontrava em situação difícil – o que teria originado o nome do local.
O Parque do Buraco do Padre é um convite para se desligar da rotina e conectar-se com a natureza. A aventura atrai milhares de turistas anualmente.
A fotógrafa Pamela Souza é natural do Rio de Janeiro e esteve em visita ao Paraná. Ela conta que se encantou com as maravilhas do Buraco do Padre. “É muito bonito, é um lugar que parece mágico, parece de filme, surreal”.
Além da furna do Buraco do Padre e da Fenda da Freira, o Parque oferece atividades de trilha, tirolesa, mirantes, além de experiências noturnas, fotográficas e gastronômicas. O Parque é uma atração “Nota A” do turismo dos Campos Gerais.
WEBSÉRIE – A websérie “Ponta Grossa: Turismo Nota A”, dirigida pelo Blog do Johnny em parceria com a Prefeitura Municipal, traz os principais destaques sobre turismo ponta-grossense. Em 2025, o Município foi premiado pela segunda vez consecutiva com a Nota A do Mapa do Turismo brasileiro e está entre os principais destaques do turismo no país.
Este é o segundo episódio da websérie, com destaque para o Buraco do Padre. O terceiro vai ao ar amanhã, 12, aqui no Blog do Johnny. Fique ligado!