4 de março de 2024

Via Araucária realiza serviços iniciais nas BRs-277, 373 e 476

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Ao longo da semana também serão realizadas a limpeza de drenagem e a instalação de dispositivo de proteção e segurança nas rodovias BRs-277,373, 376, 476 e PRs- 418, 423 e 427.

A Via Araucária iniciou, na última semana, trabalhos nas rodovias BR-277/Km 128, em Campo Largo; na BR-476/km 153, em Araucária; na BR-277/km 137, em Balsa Nova e na BR-373/Km 220, em Imbituva. O objetivo, ao longo dos próximos 12 meses, é estabelecer um padrão de excelência nas estradas do Lote 1 do Paraná, que totaliza 473 quilômetros.

As operações em curso englobam atividades como roçadas, limpeza de pista e manutenção dos sistemas de drenagem, recuperação da pavimentação, sinalização horizontal, assim como a implantação de placas de trânsito.

No trecho da BR-277, na Rodovia do Café, localizado no quilômetro 98, entre as cidades de Curitiba e Campo Largo, está sendo realizada a recuperação do terrapleno. Já nos quilômetros 125 e 130, da BR-277, nas Trilhas de Roda, localizada na Serra de São Luiz do Purunã, são as obras de restauração do pavimento que estão em curso. O processo envolve a fresagem do pavimento asfáltico, seguida de análise e recomposição dos revestimentos, resultando na aplicação da sinalização horizontal.

As condutas de restauro também estão em andamento no pavimento da rodovia BR-476, no trecho entre os quilômetros 152 e 162, nas proximidades da Lapa. A estratégia visa tratar as patologias identificadas no local, a fim de garantir segurança viária ao longo do percurso.

Os serviços estão sujeitos à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas. Os trabalhos acima atendem ao contrato de concessão da Via Araucária, em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

RECOMENDAÇÕES PARA OS MOTORISTAS – A concessionária recomenda a atenção de motoristas e indica redução da velocidade ao passar por trechos em obras, que estão sendo sinalizadas seguindo as normas vigentes.

ATENDIMENTOS OPERACIONAIS – Desde à 0h, do dia 28, uma equipe especializada fornece serviços médicos e mecânicos por meio de uma frota composta por 37 veículos. E o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) realiza o monitoramento contínuo das ocorrências, operando 24 horas por dia.

Vale ressaltar que algumas das soluções previstas estão entre as mais inovadoras em desenvolvimento no país, como a disponibilização de tecnologia 4G nas rodovias e implantação do programa de segurança viária mundialmente conhecido como iRap (International Road Assessment Program). A finalidade do programa é diagnosticar o nível de riscos existentes nas vias e implantar medidas necessárias para a redução de acidentes. E em breve, a concessionária também realizará campanhas educativas voltadas para a segurança viária.

INVESTIMENTOS – Os trabalhos iniciais já são parte dos primeiros investimentos delegados pelo Governo Federal no estado do Paraná à Via Araucária, que assumiu o compromisso de investir R$ 7,9 bilhões durante os 30 anos de concessão. Outros R$ 5,2 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$ 13,1 bilhões.

Ao todo, a partir do terceiro ano, serão mais de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais e 32 quilômetros de vias marginais para ampliação da capacidade das vias. Bem como, a construção de 63 dispositivos como trevos, viadutos, alças e retornos. Implementação de 14 passagens de fauna e de 27 quilômetros de ciclovias. Nos trechos urbanos, a Via Araucária instalará 12 passarelas de pedestres, 86 pontos de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, além de uma área de escape em trecho de declive.

ATENDIMENTOS OPERACIONAIS – Desde à 0h, do dia 28, uma equipe especializada fornece serviços médicos e mecânicos por meio de uma frota composta por 37 veículos. E o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) realiza o monitoramento contínuo das ocorrências, operando 24 horas por dia.

Vale ressaltar que algumas das soluções previstas estão entre as mais inovadoras em desenvolvimento no país, como a disponibilização de tecnologia 4G nas rodovias e implantação do programa de segurança viária mundialmente conhecido como iRap (International Road Assessment Program). A finalidade do programa é diagnosticar o nível de riscos existentes nas vias e implantar medidas necessárias para a redução de acidentes. E em breve, a concessionária também realizará campanhas educativas voltadas para a segurança viária.

SOBRE A VIA ARAUCÁRIA – A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações:www.viaaraucaria.com.br.

TRECHOS SOB A CONCESSÃO DA VIA ARAUCÁRIA:

 (I) BR-277/PR:

– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;

– Do entroncamento com a BR-476, no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;

– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no Município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;

– Do acesso a Santa no Município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:

– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no Município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:

– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.

(IV) BR-476/PR:

– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:

– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:

– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no Município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

(VII) PR-427:

– Do entroncamento com a BR-476 no Município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira/PR.


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