17 de novembro de 2021

“Vale do Tibagi” pretende impactar economia do território

Divulgação

Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania integram o Comitê Territorial.

Em busca de um território promissor, com este objetivo o Comitê Territorial Vale do Tibagi foi institucionalizado hoje, 17, no Município de Imbaú. Com integrantes que formam a chamada quádrupla hélice – poder público, privado, academia e organizações -, o Comitê pretende potencializar os municípios que compreende, por meio da educação empreendedora, agricultura familiar e do turismo. “Escolhemos eixos importantíssimos no cenário atual. Eles se interligam nas ações, e impactam diretamente todos os setores da economia”, esclarece a presidente Ericleia da Silva.

Em seu discurso, a presidente citou algumas potencialidades dos municípios de Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, que integram o Comitê. “Contamos com uma população jovem, com extensa e diversa área produtiva, além da proximidade dos grandes centros de consumo”, cita, destacando as possibilidades de desenvolvimento dos setores. “Temos que voltar nosso olhar para o mercado das micro e pequenas empresas que representam a maior parte dos empregos gerados”, avalia.

Presente no evento, o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), prefeito de Castro Moacyr Fadel Junior, destacou a importância de contar com entidades, que compreendem todos os setores, atuarem juntas pelo desenvolvimento territorial. “Queremos somar sempre, já que a Associação também visa o bem estar da comunidade, com a geração de riquezas em todos os setores”, destaca, citando ainda a parceria do Sebrae, entidade que encabeçou a criação dos Comitês em todo o Estado do Paraná.

Representando a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, o vice Davi Antunes recepcionou integrantes do Comitê e gestores dos municípios do “Vale do Tibagi”. “É uma honra participar e ser anfitrião deste momento, em que vemos representantes de todos os municípios unidos em prol de um mesmo objetivo”, exulta.

EIXOS – Metas já foram estabelecidas para os primeiros eixos a serem trabalhados pelo Comitê. Na agricultura familiar, por exemplo, a criação de um selo de produtos locais está no cronograma. “Queremos valorizar a nossa produção, além de mostrar as potencialidades de novos mercados”, explica a coordenadora Cristiane de Campos.

Vice-presidente do Comitê Territorial, João Maria dos Santos, também coordena o eixo de educação empreendedora. “Queremos iniciar pela base, que é a educação das crianças, não só com o empreendedorismo, mas também com o intraempreendedorismo”, antecipa.

O eixo do turismo, que conta com Karen Kobilarz como coordenadora, pretende realizar diagnóstico dos estabelecimentos da área, além de aumentar o número de estabelecimentos com registro no Cadastur. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos