16 de fevereiro de 2024

UEPG oferta dez novas vagas para Medicina em 2024

Divulgação

A instituição anunciou ontem, 15, que, além das 40 vagas já ofertadas, haverá um adicional de dez vagas para o curso. A medida já vale para os alunos matriculados em fevereiro de 2024, que iniciam o ano letivo na segunda-feira, 19.

Em 2024, candidatos terão novas oportunidades para estudar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A instituição anunciou ontem, 15, que, além das 40 vagas já ofertadas, haverá um adicional de dez vagas para o curso. A medida já vale para os alunos matriculados em fevereiro de 2024, que iniciam o ano letivo na segunda-feira, 19.

“A Universidade Estadual de Ponta Grossa reforça o seu compromisso de ampliar oportunidades nas mais diversas áreas, nos cursos de graduação, para que possamos cada vez mais ocupar o papel de uma instituição que modifica a vida da comunidade e das pessoas que chegam até a UEPG”, comemorou o reitor, professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, que aproveitou para agradecer ao Departamento de Medicina e aos demais envolvidos nessa importante conquista, o objetivo é aumentar a oferta de médicos para a população de Ponta Grossa e do Paraná.

Os alunos classificados em lista de espera nos processos seletivos para ingresso em 2024 e que enviaram a documentação de matrícula estão sendo convocados pelo sistema. As dez vagas foram distribuídas entre Vestibular (7 vagas, sendo 3 para estudantes oriundos de escola pública e uma vaga para cada cota: para pessoas com deficiência; pessoas negras de qualquer percurso escolar; pessoas negras oriundas de escola pública; e universal) e PSS (3 vagas).

“Quero registrar o meu agradecimento, comprometimento e apoio à decisão estratégica da UEPG. Parabéns por essa decisão corajosa”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona. “Ampliar a oferta de vagas certamente oportunizará a muito mais pessoas formação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Com a alteração, a UEPG passa a ofertar 37 vagas pelo Vestibular e 13 pelo Processo Seletivo Seriado (PSS). Em 2024, o Vestibular está previsto para 08 de dezembro, com inscrições de 01 a 30 de setembro. Outra forma de ingresso na instituição é por meio do PSS, para alunos do Ensino Médio, que recebe inscrições de 01 a 30 de agosto e acontecerá em 24 de novembro. As obras literárias, gêneros de redação e conteúdos programáticos já estão disponíveis no site da CPS.

MEDICINA – Para o professor Gilberto Baroni, chefe do Departamento de Medicina, ampliar a oferta de vagas é um passo importante para a Universidade e para o próprio curso. “Temos convicção da qualidade da formação dos futuros médicos, que são capacitados tanto no aspecto técnico-científico quando no aspecto ético”, enfatiza.

A história do curso inicia em 1968, com a criação da Faculdade de Medicina de Ponta Grossa, e se concretiza mais de quatro décadas depois, com a implantação efetiva do curso, em 2009. Desde então, a UEPG formou com excelência cerca de 500 profissionais médicos no curso que tem a nota máxima (conceito 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Além da estrutura de laboratórios e salas de aula no Bloco M no Campus Uvaranas, a graduação é amparada pelos Hospitais Universitários.

“Um curso que é referência no processo de formação profissional e que continuará sendo, mas que a partir de 2029 devolverá para sociedade, anualmente, 50 novos médicos (10 a mais do que forma hoje). Este é o espírito da instituição pública: auxiliar dentro do possível para diminuir e resolver os problemas sociais”, finaliza o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. Para quem sonha cursar uma graduação de qualidade em uma Universidade pública, são dez novas chances de conquistar a tão sonhada vaga. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos