27 de abril de 2020

UEPG mantém suspensão dos calendários

Divulgação

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa decidiu hoje, 27, manter a suspensão dos calendários sem realização de atividades remotas.

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CoU-UEPG) decidiu hoje, 27, manter a suspensão dos calendários sem realização de atividades remotas. Amanhã, 28, será constituída uma comissão para elaboração de propostas a serem votadas no dia 11 de maio. A reunião foi on-line e aberta à comunidade, com transmissão ao vivo pelo Facebook da UEPG.

Tanto a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a representação discente apresentaram pesquisas realizadas com professores e estudantes. Os formulários de pesquisa avaliaram o acesso à internet, qualidade do sinal, renda, questões de gênero, experiência com Ead, condições emocionais diante da pandemia, entre outros aspectos. Os resultados de ambos os questionários serão disponibilizados nos próximos dias para a comunidade.

O reitor, Miguel Sanches Neto, apresentou informações para subsidiar discussão em nova reunião do CoU. “Em caso de reabertura do calendário com atividades remotas, a UEPG garante que nenhum aluno ficará de fora”, disse o reitor. A Prae realizará um mapeamento para diagnóstico tanto em termos de acesso à internet quanto de condições materiais e subjetivas para realização de estudos a distância. “Esse é o nosso compromisso com a Universidade pública, gratuita e para todos”, enfatizou Sanches.

O conselheiro Alexandre Almeida Rocha leu carta enviada pelo Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) com pedido de manutenção da suspensão do calendário. Na carta, o Sindicato alerta que é preciso “tomar cuidado para que essa ‘possível solução’ não seja uma forma de criar novos problemas’”. Em outro trecho do documento, os professores do SINDUEPG questionaram: “todos os estudantes da instituição têm as condições estruturais necessárias? todos os docentes possuem essas condições no âmbito dos seus lares?”

Carolina Palmeira Ribeiro, representante discente, leu a carta dos estudantes de pós-graduação em que o grupo defende a prorrogação dos prazos das bancas e das bolsas da Capes, Cnpq e Fundação Araucária. A Associação de Pós-Graduandos da UEPG se posicionou contra o uso de metodologias Ead na pós-graduação.

Silvana Oliveira, apresentou o posicionamento do Setor de Ciências humanas, letras e Artes (SECIHLA). “Temos condições de propor discussões relacionadas aos conteúdos, mas isso deve acontecer de forma sistemática e democrática, sem caracterizar cumprimento de carga horária curricular”. A professora Fabiana Mansani, diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (SEBISA) trouxe a proposta de manutenção da suspensão. Mansani defendeu que as estruturas dos laboratórios e clínicas dos cursos da saúde sejam repensadas em termos de lotação, distanciamento social e uso de outros equipamentos de proteção individual por quem atua nesses espaços.

Luis Alexandre Gonçalves Cunha destacou que, a longo prazo, é importante identificar alunos que têm dificuldade de acesso à internet. “Esses estudantes que hoje estamos identificando, graças à Covid são os mesmos que têm dificuldades para acompanhar seus cursos em qualquer modalidade, tanto Ead quanto presencial”. A conselheira Maria Salete, diretora do SCATE, Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, parabenizou a reitoria pelas informações apresentadas e pela sugestão de estudo de outras plataformas e suportes para realização das aulas a distância. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos