1 de março de 2024

UEPG lança vagas para cursos EAD em Ortigueira

Divulgação

Estima-se 54 vagas para tecnólogo em Gestão Hospitalar e 25 para Pedagogia, com inscrições abertas de 08 de março até 01 de abril.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lançou na quarta-feira, 28, vagas para dois novos cursos de Educação a Distância (EaD) em Ortigueira: Licenciatura em Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Os cursos terão polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de uma parceria entre UEPG; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR); e Prefeitura de Ortigueira. Estima-se 54 vagas para tecnólogo em Gestão Hospitalar e 25 para Pedagogia.

A iniciativa partiu de uma demanda do Município, intermediada pelo deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia. O parlamentar exaltou a qualidade do ensino da UEPG, reforçando que a importância da conquista. “Ortigueira agora tem um polo vivo de educação a distância de uma instituição como a UEPG, uma das mais consolidadas e reconhecidas do Estado do Paraná, e tem um grande potencial para ajudar toda esta região”, afirma. Bakri deixou como mensagem para o público que dar o primeiro passo é o mais importante. “Hoje estamos começando algo que esperávamos, confio imensamente no potencial de Ortigueira para alavancar esses cursos com ajuda da Prefeitura e dos professores”, declara e ainda finaliza: “Fortaleçam o ensino superior!”

O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, celebrou o lançamento das vagas, enfatizando o esforço para que fosse possível levar a educação em nível superior para o município. “Estivemos aqui em 2022 para discutir a possibilidade do que hoje estamos consignando”, afirma. Em sua fala, Demiate também mencionou que mais dois cursos estão em processo de desenvolvimento para serem disponibilizados em breve. “Em função do crescimento e da industrialização de Ortigueira, vamos atender uma demanda da Prefeitura e ofertar o curso de Tecnólogo em Logística, e também o curso de Tecnologia em Desenvolvimento e Análise de Sistemas, futuramente”, anuncia o vice-reitor.

Ao mencionar a parceria com a UEPG, o secretário professor Aldo Nelson Bona, relatou que desde o primeiro momento a instituição se mostrou inteiramente à disposição para que o pedido do Município fosse atendido. “Nós sabemos o quanto a presença de uma Universidade na região pode ajudar a transformar e a desenvolver todos os segmentos da sociedade, por isso este momento marca um primeiro passo na presença da Universidade Estadual de Ponta Grossa no município”, declarou Bona.

O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, celebrou a abertura das vagas, reafirmando a importância do ensino superior. “Conversando com as pessoas, conhecendo suas demandas, notei que a maioria faz uma graduação fora da cidade, pagando e viajando dia e noite. Ao pararmos para pensar numa solução, notamos que há uma forma mais fácil para todos nós acessarmos uma Universidade”, relatou ao contar sobre o início das negociações. Ele também pontuou que a vinda do polo EAD da UEPG para Ortigueira é uma grande oportunidade. “Estamos participando da transformação, isso é histórico, vai ficar para o Município e para contarmos para nossos netos e bisnetos o que estamos realizando”.

O vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB das Instituições Públicas de Ensino Superior (UAB) e assessor da Seti, professor Carlos Willians Jaques Morais, esteve presente no lançamento das vagas e afirmou que ao criar o polo de apoio presencial em Ortigueira, a UEPG contribui com a interiorização do Ensino Superior Público, já tendo atuado diretamente com a criação de polos em diversas cidades do Paraná. “Junto com a Reitoria, estivemos em Brasília para apresentar a necessidade de atendermos aquele município, e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto ao Ministério da Educação, aprovou a demanda para iniciarmos a oferta de cursos ainda neste primeiro semestre de 2024”, afirma Morais.  “Dada a transformação que a cidade de Ortigueira vem passando nos últimos anos, entendemos que iniciar o polo com a oferta dos cursos de graduação em Pedagogia e do Tecnólogo em Gestão Hospitalar, é contribuir diretamente para que o município continue crescendo”, finaliza.

O cronograma prevê a divulgação do Manual do Candidato no dia 06 de março, com inscrições abertas de 08 de março até 01 de abril. A homologação das inscrições acontece em 09 de abril e o resultado está previsto para 16 de abril. O vice-reitor, Ivo Mottim Demiate, concluiu a abertura das vagas afirmando que é necessário que os jovens se interessem pelo ensino superior. “É ele que transforma de forma consistente e sólida a vida de todos. Se nós nos preparamos, temos todas as ferramentas para mudar o futuro”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos