8 de abril de 2020

UEPG inicia trabalho de combate ao coronavírus na divisa do Estado

Divulgação

O trabalho é realizado por três enfermeiros e dois estudantes do último ano de Enfermagem, sob a coordenação da professora da UEPG Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, com apoio da Prefeitura do Município de Sengés e da 3ª Regional de Saúde.

Na última segunda-feira, 06, os bolsistas vinculados à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciaram o trabalho de orientação sobre o novo Coronavírus na divisa do Paraná, entre Sengés e Itararé. A atividade faz parte do Programa do Governo do Estado de prevenção e combate ao Covid-19 por meio da Fundação Araucária, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

O trabalho é realizado por três enfermeiros e dois estudantes do último ano de Enfermagem, sob a coordenação da professora da UEPG Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, com apoio da Prefeitura do Município de Sengés e da 3ª Regional de Saúde. “A nossa base de trabalho é no posto da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), na PR 151. No dia a dia, vamos abordar as pessoas que estão entrando no Paraná, tirar dúvidas sobre o coronavírus e verificar como está a saúde delas”, conta Pollyana.

A professora relata ainda que também são prestadas informações sobre o aplicativo COVID19 Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado. “Além disso, nós divulgamos o aplicativo desenvolvido pelo Governo, chamado COVID19 Paraná, para as pessoas que vêm ao nosso Estado. O app tem duas versões, uma para a população, que deve informar seus dados pessoais e guardar o código gerado para apresentar nos postos de monitoramento e outra para os profissionais da saúde e demais agentes autorizados, que podem validar o cadastro de viajantes vindos de outros estados ou países”, conta.

A equipe também orienta sobre o Call Center da UEPG dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre o Covid-19 e atendimento psicológico, serviço que passou a ser ofertado devido à união do Programa UEPG Abraça, curso de psicologia da Faculdade Santana e Fundação Municipal de Saúde. A Central atende 12 municípios da Região dos Campos Gerais, das 8h às 22h, pelo número 0800 200 4300. “O nosso objetivo é fornecer informações completas para ajudar na prevenção e combate ao vírus, assim como, identificar pessoas com suspeita da doença. Os casos sintomáticos são encaminhados ao Município de Sengés para tratamento e quarentena”, diz Pollyanna.

Segundo a docente, são promovidas uma série de ações na divisa do Estado, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que realiza a abordagem inicial. “Na sequência, a equipe formada por profissionais de saúde indica os principais cuidados para evitar a disseminação do coronavírus e quando o viajante permite, nós também aferimos a temperatura, a pressão e verificamos a capacidade respiratória dele com um oxímetro”, explica.

Pollyana reitera a importância de monitorar o fluxo migratório, com o objetivo de conter a disseminação da doença. “Estamos preocupados com a população da região. As pessoas parecem estar bastante esclarecidas sobre a pandemia, no entanto, é preciso redobrar a atenção visto que ainda há grande movimentação de viajantes na divisa do Estado”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos