6 de março de 2024

UEPG inaugura três clínicas odontológicas modernizadas

Divulgação

A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão, foi modernizada para oferecer um ambiente adequado às práticas de ensino e pesquisa de alunos e professores, bem como para aumentar a eficiência no atendimento à população. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona, esteve presente na inauguração.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou ontem, 05, três novas clínicas odontológicas totalmente equipadas dentro do Bloco M. A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão, foi modernizada para oferecer um ambiente adequado às práticas de ensino e pesquisa de alunos e professores, bem como para aumentar a eficiência no atendimento à população.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, declara que este é um investimento importante que reforça os papéis de formação e assistência da Universidade. Para ele, “a troca de todas as clínicas da Odontologia é uma demonstração do investimento no ensino, na pesquisa e na pós-graduação de um dos cursos mais qualificados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem uma tradição muito grande”. Sanches Neto ressalta: “este é um compromisso também no atendimento à população, uma vez que essas clínicas atendem pessoas que procuram a nossa Universidade para tratamentos odontológicos”.

Para o coordenador do Curso de Odontologia, professor Bruno Orellana, “a modernização das clínicas 61, 62 e 25 é um importante passo para proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes e melhorar a qualidade do ensino, evitando transtornos de falhas nos equipamentos durante as atividades clínicas”. Além do mobiliário e equipamentos específicos odontológicos, as novas clínicas também dispõem de bombas a vácuo, “equipamentos fundamentais para os procedimentos cirúrgicos, que a partir deste ano, poderão ser ampliados nas clínicas odontológicas da UEPG”, explica o coordenador.

A reforma de três das sete clínicas da UEPG irá impactar diretamente 300 alunos de graduação, 60 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além das centenas de pacientes que buscam diariamente atendimento gratuito em uma das 105 cadeiras odontológicas da Universidade. João Carlos Gomes, professor do Curso de Odontologia e coordenador técnico e científico do projeto aprovado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), destaca que o investimento propiciou a aquisição de 45 equipamentos. “Esse é um novo patamar do curso de Odontologia da UEPG”.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona, presente na inauguração, parabenizou a equipe do Curso de Odontologia e a reitoria da Universidade por terem priorizado este investimento. “É um importante avanço de infraestrutura para o ensino, da graduação e da pós-graduação da UEPG, sobretudo para o atendimento à comunidade. São clínicas que foram montadas à época da estruturação do curso, e já há algum tempo demandavam equipamentos mais modernos e que melhor pudessem contribuir para a formação de excelentes profissionais, como a UEPG vem fazendo ao longo da História”, declara.

Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Odontologia (Deodon-UEPG), afirma que a modernização será peça-chave no atendimento à comunidade, uma vez que a extensão é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela instituição. “O professor precisa atuar sempre nas três áreas básicas da universidade, que são: o ensino, a pesquisa e a extensão. A gente dá oportunidade pro aluno desenvolver essas habilidades. Então, essa modernização que foi realizada nas nossas clínicas é de suma importância, porque melhora a qualidade do ensino, melhora o local de atendimento para o paciente, para o professor atuar e nos dá condições de ter um atendimento muito melhor, de melhor qualidade à comunidade”, explica Stella.

Ulisses Coelho, professor e chefe-adjunto do Deodon, afirma que o curso de Odontologia da UEPG é conhecido por sua parte prática, que terá um significativo avanço juntamente com a reforma das clínicas, por conta da aquisição de equipamentos novos e modernos. “Essa prática clínica é o nosso carro-chefe”, diz ele. Além do mobiliário e de materiais para serem utilizados em pesquisas e no dia a dia das aulas, o investimento possibilitou a aquisição de equipamentos de última geração. “A UEPG vai ser a única universidade brasileira que vai ter todo o sistema de radiografia digitalizado, sem a utilização dos líquidos de revelação e fixação que eram usados antigamente, que têm todo um histórico de antiecológico e tudo mais”, celebra o professor.

Atualmente, os 105 consultórios odontológicos da UEPG atendem gratuitamente cerca de 35 mil pacientes por ano. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 42 3220-3142 ou comparecer à recepção das clínicas no Bloco M do Campus Uvaranas, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos