10 de novembro de 2020

UEPG divulga lista de ganhadores do 48º Fenata

Divulgação

Ao todo, 43 textos foram inscritos no concurso. Nove textos disputaram a categoria Campos Gerais, 12 a categoria Paranaense e 22 a categoria Nacional.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou ontem, 09, a lista de sete textos dramatúrgicos selecionados pelo 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata). Os vencedores foram escolhidos em 3 modalidades: três textos venceram na categoria Nacional, dois na Regional e dois na Paranaense. Nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, a programação do Fenata traz ainda uma live, com palestras e contação de histórias.

Ao todo, 43 textos foram inscritos no concurso. Nove textos disputaram a categoria Campos Gerais, 12 a categoria Paranaense e 22 a categoria Nacional. Dentre os candidatos nacionais, participaram autores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Uma banca composta por três profissionais do teatro selecionou os textos vencedores. Os candidatos vitoriosos receberão R$ 3.400,00 e farão parte de um livro intitulado “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que será finalizado em abril de 2021.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento que tradicionalmente traz peças de todo o Brasil buscou, através de um edital, fomentar a dramaturgia brasileira por meio de um concurso de textos inéditos. “Fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19, o que nos impossibilitou o desenvolvimento do teatro no formato que estamos habituados. Assim, nos vimos obrigados a promover ajustes nesta edição do Fenata. A realização de um concurso é uma oportunidade para que os dramaturgos com textos inéditos sejam valorizados, com as produções premiadas e publicadas”, destaca a Diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi.

O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil. O evento é organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). O Fenata também recebe apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac. (Com assessoria)

CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES DO 48º FENATA:

Nacional: Vinícius Piedade de São Paulo/SP, com o texto ‘Tudo acontece numa segunda feira de manhã São Paulo’; Tairone Vale de Juiz de Fora/MG, com o texto ‘Big Bang’; Andrea Cevidanes e Ana Beatriz Guerra do Rio de Janeiro/RJ, com o texto ‘Fechado para almoço’.

Regional: Alan Norões de Curitiba/PR, com o texto ‘Os senhores repararam que a viscondessa de Mataburros é uma porca?’; e Thiago Dominoni também de Curitiba/PR, com o texto ‘Respire fundo’.

Campos Gerais: Igor Luige dos Santos Andretti de Ponta Grossa/PR, com o texto ‘Carta de parir trovões’; e Bya Paixão de Ponta Grossa/PR, com o texto ’13 Charges para Roma’.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos