4 de janeiro de 2020

UEPG divulga datas e conteúdos de vestibulares e PSS em 2020

Arquivo

As provas acontecem em 11 de dezembro, durante todo o dia (manhã e tarde), com intervalo mínimo de duas horas entre uma prova e outra. A divulgação dos aprovados está prevista para 22 de dezembro.

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou na quinta-feira, 02, as informações preliminares sobre os vestibulares e PSS de 2020. As datas das provas, períodos de inscrição, obras literárias, gêneros textuais e conteúdos programáticos já estão disponíveis para os vestibulandos.

Como conta o coordenador da CPS, Edson Luis Marchinski, a divulgação antecipada, no primeiro dia útil do ano, tem o objetivo de facilitar a preparação de colégios e de alunos. “Por meio da divulgação antecipada, como ocorreu nos últimos anos, a UEPG disponibiliza informações para que os colégios e cursinhos possam se programar com datas e também com montagem de apostilas”, complementa.

Uma importante alteração para o ano de 2020 diz respeito aos períodos de inscrição para o Processo Seletivo Seriado (PSS): haverá dois períodos, em março e agosto. Os documentos publicados orientam ainda sobre os prazos de inscrição dos vestibulares EAD, de Inverno e de Verão.

Os candidatos devem se atentar aos gêneros de produção textual que serão explorados nas redações dos processos seletivos: carta aberta, resumo e texto dissertativo argumentativo. O coordenador da CPS destaca que esta é uma das principais mudanças para 2020. No PSS I, os gêneros são carta pessoal, narrativas (de aventura, enigma, ficção científica, de humor, terror, fantásticas, míticas) e relato de experiência(s) vivida(s); e no PSS II, cartas (do leitor, reclamação, solicitação), resumo e texto dissertativo argumentativo.

Os livros que serão trabalhados nas questões de Literatura Brasileira dos Vestibulares e PSS III são “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Obra Completa”, de Murilo Rubião; “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “Toda Poesia”, de Paulo Leminski; e “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Na primeira etapa do PSS, os livros são “Auto de São Lourenço”, do Padre José de Anchieta; e “Sonetos e Outros Poemas”, de Manuel Maria Barbosa du Bocage; e na segunda etapa do PSS, “Melhores Poemas”, de Castro Alves; e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.

Neste ano, o Vestibular de Inverno acontece nos dias 05 e 06 de julho (domingo e segunda-feira), enquanto que as provas do Vestibular de Verão serão em 06 e 07 de dezembro (domingo e segunda-feira). O PSS será em um domingo, 22 de novembro. As provas do Vestibular EAD para entrada no primeiro semestre de 2020 acontecem em 01 de março; e para entrada no segundo semestre, em 17 de maio.

As informações e mais detalhes estão disponíveis no site da CPS. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos