6 de março de 2024

Turismo de Tibagi vai fazer gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá

Divulgação

Município será o responsável por toda a parte de atendimento do Parque enquanto o Governo do Paraná, através do IAT, ficará com a questão ecológica, ambiental e de pesquisa. Partes atuam na elaboração de um plano de trabalho que será colocado em prática em breve.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, vai colocar em prática uma ação muito importante para fomentar ainda mais o turismo no Município. Em parceria com o Governo do Paraná, a Prefeitura vai fazer a gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá.

“É uma satisfação muito grande podermos realizar essa parceria com o governador Ratinho Júnior. Vamos ficar responsáveis por toda a parte de atendimento aos visitantes do parque e isso vai melhorar muito a experiência de todos os turistas. Temos o aval do IAT e em breve vamos colocar isso em prática”, afirma o prefeito Artur Butina.

O diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto, visitou o parque em conjunto com a equipe da Prefeitura de Tibagi para acertar os termos. O IAT ficará responsável por toda a questão ecológica, ambiental e de pesquisa do parque.

De acordo com o secretário de Turismo de Tibagi, Maurício Martins Pereira, a ideia é que haja uma extensão da Secretaria de Turismo no Parque do Guartelá e, com isso, trazer esse fluxo de pessoas que vai até o parque para Tibagi e, assim, consumir os outros atrativos e serviços de hospedagem, gastronomia, entre outros.

“Diante das duas licitações desertas para a concessão do Parque por parte do Estado, a Prefeitura não poderia ficar inerte e fomos buscar essa possibilidade. A equipe trabalha há um bom tempo para que isso se torne possível. Estamos elaborando um plano de trabalho, vinculado a um convênio entre o IAT e o Município, para colocá-lo em prática em breve”, garante.

Pereira disse ainda que o parque está há mais de 25 anos sem nenhuma melhoria. Ele foi criado em 1992 e em 1996 foi aberto para visitação. “Pretendemos realizar alguns ajustes como, por exemplo, uma extensão da secretaria na entrada do parque, transporte dentro do parque para facilitar o acesso, possibilidade de alimentação no parque, entre outros”, finaliza.


Butina se reúne com equipe da Embratur em Brasília

O prefeito de Tibagi, Artur Butina, se reuniu ontem, 05, em Brasília-DF, com a equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em busca de investimentos para o Município.

“Seguimos em busca de recursos para Tibagi. A área do turismo é a nossa grande indústria sem chaminé na sede. Com mais investimentos necessários que estamos pleiteando, queremos atrair ainda mais turistas para a cidade”, garante o prefeito Artur Butina.

Na pauta do encontro, que foi com Cristina Szabo, assessora de relações internacionais da Embratur, foi solicitado recursos para investimentos no Parque Estadual do Guartelá e na Orla do Rio Tibagi, além de maior exposição dos atrativos turísticos do Município em eventos nacionais e internacionais.

GESTÃO COMPARTILHADA – Com o anúncio da Prefeitura de Tibagi assumir todo o atendimento aos turistas dentro do Parque do Guartelá, diversos investimentos são necessários para trazer os turistas que vão até o parque e não chegam até a cidade. Esse será o grande objetivo dessa gestão compartilhada. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos