17 de dezembro de 2019

TCE nega certidão liberatória para Prefeitura contratar operações de crédito

Arquivo

“No presente momento o Município não reúne as condições necessárias à certificação”, informou a Coordenadoria de Gestão Municipal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. A certidão é o documento que comprova a inexistência de pendências junto ao Tribunal e a sua apresentação é exigida pelos órgãos repassadores de recursos para fins de liberação das transferências voluntárias e demais repasses de recursos.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) negou requerimento protocolado pela Prefeitura de Ponta Grossa pedindo a liberação de certidão para fins de instrução de pedido de verificação da capacidade de endividamento com o objetivo de contratação de Operação de Crédito pelo Município. A decisão do presidente do TCE-PR, Nestor Baptista, foi publicada na edição do diário eletrônico do órgão da última sexta-feira, 13.

Baptista indeferiu o pedido com base na manifestação da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM), que expôs “no presente momento o Município não reúne as condições necessárias à certificação, considerando que não atende ao disposto no art. 289 do Regimento Interno do TCE-PR e art. 1º, II, da IN 74/2012-TCE-PR”, que tratam sobre a forma e condições para emissão das certidões para instrução de pleitos de operações de crédito dos Poderes Executivo Estadual e de Municípios do Paraná.

A certidão liberatória é o documento que comprova a inexistência de pendências junto ao TCE-PR. Sua apresentação é exigida pelos órgãos repassadores de recursos para fins de liberação das transferências voluntárias e demais repasses de recursos.

A não liberação está relacionada a pendências dos órgãos da administração pública municipal, que não apresentam as seguintes situações:

– Não atendimento aos limites de Ensino e Saúde;

– Extrapolação de 100% das despesas com pessoal;

– Ausência de publicidade dos Relatórios exigidos pela LRF;

– Ineficiência da competência tributária do Município;

– Ausência de prestação de contas de transferências voluntárias, nos prazos legais;

– Prestação de contas de transferências voluntárias julgadas irregulares, nos termos dos atos normativos do TCE;

– Outras situações de impedimentos previstas na Lei Complementar nº 113/2005, no Regimento Interno e na Resolução nº 03/2006.

EXTRAPOLAÇÃO DAS DESPESAS COM PESSOAL – O indeferimento da liberação de certidão foi proferido após o TCE-PR emitir dois novos alertas de despesa de pessoal para a Prefeitura de Ponta Grossa, referentes aos primeiro e segundo quadrimestres de 2019 (janeiro a agosto). O Município extrapolou o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com despesas de pessoal no período e deve seguir as determinações constitucionais. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece (artigo 20, III, “a” e “b”) o teto de 54% e de 6% da RCL para os gastos com pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, respectivamente. Como o Executivo Municipal de Ponta Grossa ultrapassou o limite em 100%, tendo gasto 54,08 no primeiro quadrimestre e 55,03% no segundo quadrimestre, deve reduzir os gastos com pessoal conforme determina a Constituição Federal.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos