16 de julho de 2020

Semana de Integração e Resistência debate crises de 2020 e papel do Jornalismo

Divulgação

Evento organizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo da UEPG acontece na próxima semana. Com o tema Jornalismo e os desafios das crises em 2020, será a primeira atividade obrigatória do curso de Jornalismo durante a fase de aulas remotas da UEPG.

A XV Semana de Integração e Resistência acontece entre os dias 20 e 24 de julho. O evento é realizado pelo Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O tema deste ano é Jornalismo e os desafios das crises em 2020. Por conta da pandemia de Covid-19, pela primeira vez ocorrerá de forma remota, com transmissões pela página do Facebook do Cajor. As inscrições são gratuitas e geram certificado para quem tiver participação de no mínimo de 75% das atividades.
O evento é tradicional na graduação em Jornalismo da UEPG e tem como objetivo discutir as resistências presentes na sociedade, relembrando também episódios de desmonte das universidades estaduais. Neste ano, a programação além do foco social e político, também contextualiza diferentes possibilidades de jornalismo produzido durante a pandemia. “O jornalismo está enfrentando novos desafios e ataques, perdendo muitas vezes sua credibilidade, e precisamos levar aos estudantes a discussão sobre esses problemas”, explica Emanuelle Soares, integrante da comissão de organização.
O evento será a primeira atividade obrigatória do curso de Jornalismo durante a fase de aulas remotas da UEPG, que inicia no dia 20. As acadêmicas do primeiro ano do curso, Ana Luiza Bertelli e Janaina Cassol contam que as expectativas para participar são grandes. “A Semana aborda temas indispensáveis da realidade que vivemos e que precisamos debater nas nossas formações profissionais e pessoais”, explicam.
Na segunda, 20, a partir das 17h30, a palestra de abertura trata sobre os 15 anos da Semana de Integração e Resistência, com participação de ex-alunos do curso, os jornalistas Paula Nadal e Ricardo Ampudia. Em seguida, o repórter do Portal G1 Paraná, Wesley Bischoff, fala sobre as mudanças na produção do jornalismo causadas pela pandemia.
A partir das 19h00, da terça, 21, o fotojornalista Jefferson Botega relata sua experiência cobrindo atos antidemocráticos que se espalharam esse ano pelo país. Em abril, Botega sofreu ataques enquanto cobria ato a favor da intervenção militar no Brasil. Na quarta, 22, 14h30, Jonas Pinheiro, da revista Afirmativa, e Thais Bernardes, idealizadora do portal Notícia Preta, debatem os movimentos antirracistas de 2020 e o papel do jornalismo nesse contexto.
Quinta, 23, a programação inicia às 10h00, com oficina sobre escrita acadêmica com o mestrando Regilson Furtado Borges. No mesmo dia, 14h00, o debate é sobre os desafios do ensino de Jornalismo durante a pandemia, com o professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Felipe de Oliveira.
Às 10h00 da sexta, 24, acontece oficina sobre a produção de podcasts jornalísticos, com o jornalista Rodrigo Alves. Às 18h00, a palestra de encerramento conta com a participação de Letícia Ferreira, repórter da Revista AzMina e idealizadora da Rede Brasileira de Jornalistas Negros, que fala sobre a pandemia e os Direitos Humanos.
Para garantir certificado de horas e participar das oficinas é necessário se inscrever pelo formulário: http://tiny.cc/cajorinscricoes.


Evento chega a sua 15ª edição

O ano de 2020 marca os 15 anos da primeira Semana de Integração e Resistência. O evento surgiu em 2004 como forma de protesto pelas dificuldades enfrentadas nas universidades estaduais do Paraná. Na época, o então governador Roberto Requião (PMDB) decretou o desligamento de 35 cursos nas Universidades Estaduais do Paraná. Na UEPG foram fechados oito cursos, pois eram necessários 180 professores para o início do ano letivo.
Diante dessa situação, os acadêmicos se mobilizaram contra a falta de professores, em frente à UEPG, na Praça Santos Andrade. Para homenagear a resistência do Acampamento Dois de Março (Ocupação Emiliano Zapata) durante a mobilização, o curso de Jornalismo da UEPG criou a Primeira Semana de Integração da Resistência, que desde o início teve o propósito de agregar diferentes setores da sociedade para discutir a luta por direitos. (Com assessoria)

MAIS INFORMAÇÕES:
Facebook: https://www.facebook.com/cajoruepg
Instagram: https://www.instagram.com/cajoronline/
Twitter: https://twitter.com/cajoronline

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos