17 de julho de 2021

Segurança recebe projeto de implantação do IML no campus da UEPG

Divulgação

Unidade deverá ser uma das mais modernas do Brasil. Objetivo é que atenda a sociedade e também a formação dos estudantes da UEPG. Projeto foi entregue pelo reitor ao secretário da Segurança Pública.

A implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi o assunto da reunião, nesta semana, do secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, e o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto. Os deputados Rodrigo Stacho e Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia, também participaram do encontro, na sede da Secretaria.

O reitor e a pró-reitora de planejamento, Andrea Tedesco, fizeram a entrega do projeto às equipes técnicas da Secretaria e da Polícia Científica do Paraná. A implantação do projeto trará benefícios tanto para a população, com os serviços de medicina legal, quanto para a formação dos estudantes da UEPG.

A partir de agora, a Secretaria da Segurança Pública vai trabalhar na busca para captação do recurso para a construção da estrutura. De acordo com o secretário Marinho Soares, o projeto de instalar o IML dentro da Universidade está em tratativas desde o ano passado. Ele lembra que se trata de reivindicação antiga de Ponta Grossa.

“Vemos a implantação deste projeto dentro da universidade como uma pauta muito positiva, pois é um ganho tanto para a sociedade quanto para a instituições e seus acadêmicos, que vão poder usufruir desse benefício”, disse ele. “A unidade deverá ser uma das mais modernas do Brasil, com estrutura adequada e tecnologia, que servirá de modelo para projetos em outras cidades”, ressaltou o secretário.

 

PROJETO – Para a construção do IML, a UEPG cedeu um terreno no campus com cerca de 50 alqueires. O projeto entregue na reunião com o secretário da Segurança prevê cerca de 300 arquivos, com todas as liberações para a licitação.

Os próximos passos devem ser a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Secretaria da Segurança Pública e a UEPG e as tratativas para a licitação da obra. “Unimos esforços, juntamente com a equipe técnica da UEPG, cedemos o terreno e fizemos o projeto do novo IML em Ponta Grossa, em parceria com os cursos da área da saúde, que terão na estrutura um centro de anatomia”, afirmou o reitor Miguel Sanches.

“É um projeto inovador, que vai trazer mais segurança, mais conforto para as pessoas que precisam do IML e para os alunos da área da saúde da UEPG, que terão uma experiência de formação melhor”, completou.

A ideia é que, uma vez instalada a estrutura, os serviços de medicina legal e de criminalística que Ponta Grossa já possui serão migrados para a nova unidade. O prédio usado atualmente para estes serviços será utilizado para custódia de vestígios, o que será um grande benefício, conforme destacou o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochock.

“Na Universidade teremos laboratórios de uso compartilhado, com espaço para ensino e pesquisa e para a atividade de perícia criminal. A proposta é de uma estrutura moderna, inovadora, que gerará um atendimento melhor para a população e uma economia para o serviço público como um todo”, afirmou Grochock.

Para o deputado Rodrigo Stacho, a unidade será uma das mais modernas do Brasil. “Futuramente poderá se estender para cursos de formação de médicos legistas e também ser disponibilizada para uso a outras universidades”, disse ele. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos