10 de março de 2025

São as mulheres do campo que colocam comida no prato dos paranaenses, diz Romanelli

Divulgação

O deputado participou do 12º Encontro de Mulheres de Palmeira e do 1º Encontro das Mulheres da Agricultura Familiar.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou na sexta-feira, 07, em Palmeira, o trabalho das mulheres do campo que colocam a comida no prato dos paranaenses e reforçou o “foco muito forte” do apoio do Estado aos produtores rurais e à agricultura familiar. “As mulheres estão cada vez mais presentes em todas as atividades econômicas, mas no campo, elas se destacam há muito tempo na agricultura familiar. Hoje, se organizam em cooperativas e associações para qualificar e comercializar toda a produção”, disse o deputado ao participar do 12º Encontro de Mulheres de Palmeira e do 1º Encontro das Mulheres da Agricultura Familiar.

“E as mulheres do Paraná são exemplo e referência nacional. Hoje, são as mulheres do campo, na sua grande maioria, que colocam a comida no prato dos paranaenses. Um alimento de qualidade, produzido de forma orgânica e sustentável. O Paraná, através de vários programas, vem apoiando fortemente a agricultura e a mulheres do campo”, completou.

Os encontros reuniram mais de 400 mulheres no Cine Teatro Municipal de Palmeira e a presença do secretário nacional da Agricultura Familiar e da Ecologia, Vanderley Ziger, e dos deputados Aliel Machado (PV) e Moacyr Fadel (PSD). Ziger anunciou dois novos programas “Da Terra à Mesa” e “Desenrola Rural”. “O programa vai atuar na produção de alimentos saudáveis e avançar no modelo de produção que agride menos o meio ambiente”, disse. “O Desenrola Rural é um programa para que os agricultores resolvam seus problemas de dívidas rurais. Aquelas famílias que tiveram dificuldades para pagar o financiamento”, completou.

PROGRAMAS – No encontro, Romanelli citou os programas estaduais de apoio à agricultura familiar, entre eles, o Coopera Paraná, Mulheres do Campo, Compra Direta, Remova Paraná, Banco do Agricultor e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. “Nós temos uma cartilha dos Programas de Apoio à Agricultura Familiar. E nela é possível encontrar a descrição de todos os programas de apoio à agricultura familiar”, disse.

“Os programas ajudam os pequenos produtores a ampliar a rentabilidade no meio rural, as oportunidades de negócios, o cooperativismo, a infraestrutura, a conservação do solo, o uso consciente dos recursos naturais, os cuidados com o meio ambiente e a segurança alimentar e nutricional”, completou sobre a cartilha que também mostra quais são os critérios para adesão a cada um dos programas, quem está apto a participar e como fazer para se credenciar.

Romanelli afirmou que o Estado apoia todas as iniciativas para a agroindústria que hoje também se estende na agricultura familiar. “Temos que investir mais em conhecimento e em tecnologia no campo. Temos mais de 30 colégios agrícolas e cursos nas universidades com este foco: formar mão de obra especializada para atuar na produção orgânica e na agroecologia”.

“O importante é tornar a agricultura familiar mais estruturada, dar melhores condições de produção, de formação das agroindústrias e também de distribuição da produção das pequenas propriedades, mantendo as famílias no campo para produzir o alimento nosso de cada dia. E as mulheres, cada vez mais, são fundamentais para a economia do campo e das cidades”, completou o deputado. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

14 de março de 2025

Curso de Psicologia da UEPG recebe primeira turma

Divulgação

14 de março de 2025

AMCG Cultura reúne secretários e lideranças em PG para debater novos projetos

Divulgação

14 de março de 2025

Câmara cria CEI para investigar contrato da coleta do lixo

Divulgação

14 de março de 2025

Hemodiálise de Castro dobrará número de vagas a partir de abril

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos