22 de novembro de 2019

Reunião oficializa instalação de campus do IFPR em PG

Ponta Grossa contará com mais uma importante instituição de ensino a partir de 2020, com a implementação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Campus do IFPR de Ponta Grossa ficará instalado em área na Cidade do Conhecimento e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os detalhes foram acertados em reunião ontem, 21, com a presença do prefeito Marcelo Rangel (PSDB); do secretário de Governo, Maurício Silva; do juiz federal titular da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Antonio César Bochenek; e representantes da UTFPR, IFPR e UEPG.
“Hoje [ontem] nós podemos fazer o anúncio oficial para o início do IFPR já em 2020, com aulas e cursos sendo ofertados. Na tratativa de hoje [ontem], junto com a UTFPR e com a UEPG, conseguimos viabilizar o terreno para o Campus do IFPR. É um dia importante, porque a cidade terá o IFPR em 2020 e já trabalhando com a construção do Campus. A princípio seria apenas uma extensão do Campus Curitiba, o que já era uma grande conquista, mas poder anunciar que teremos um campus próprio, é uma grande vitória para o Município, fortalecendo a Cidade do Conhecimento e Inovação”, detalhou Rangel.

Para instalação do IFPR em Ponta Grossa, UEPG e UTFPR concordaram em ceder parte de suas áreas na Cidade do Conhecimento e Inovação, de forma que cada instituição terá 50 mil metros quadrados para executar suas edificações e exercer suas atividades. Já no próximo ano, o IFPR deve dar início a oferta de cursos de ensino médio e técnico e a construção do Campus Ponta Grossa.

“O IFPR hoje está atuando no Estado com 26 campi e a instalação em Ponta Grossa será de fundamental importância para a expansão do Instituto. Iniciaremos nossas atividades como um centro de referência já em 2020, ofertando cursos técnicos e vamos trabalhar para que possamos, após a doação da área, realizar a implantação de um campus. Como o IFPR tem a responsabilidade de ofertar cursos médios integrados e técnicos, a ideia é fazer parceria com a UTFPR e com a UEPG. É um projeto inovador, importante para o sistema federal e estadual de educação e isso vem contribuir para o desenvolvimento da população de Ponta Grossa e todos os arranjos produtivos locais”, detalha o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, professor Paulo Tetuo Yamamoto.

A Prefeitura vai trabalhar na elaboração de um projeto de lei para readequação da área, que será dividida entre as três instituições, e encaminhar em regime de urgência para votação ainda neste ano. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos