10 de abril de 2020

Rangel ignora MP, depois do comércio e restaurantes anuncia reabertura de academias

Arquivo

Paciente foi atendido por instituição particular e faz parte do quadro profissional desta empresa”, escreveu o prefeito sem dar mais detalhes.

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) ignora a recomendação expedida pela 11ª Promotoria do Ministério Público de Ponta Grossa, que orienta a Prefeitura de Ponta Grossa a rever os critérios que autorizaram o funcionamento do comércio desde o último dia 6. Depois de decretar a reabertura dos restaurantes e lanchonetes ontem, 09, a partir da próxima segunda-feira, 13, ele anunciou nas redes sociais no final desta manhã, 10, que irá decretar ainda hoje, a volta das atividades nas academias, também a partir de segunda. “Hoje vai sair o decreto das academias. Pessoal, vou precisar de todos como fiscais. Academias precisam de total higiene, ok? Segunda voltaremos, mas com segurança, ok?”, anunciou o prefeito.

Ontem, 09, também nas redes sociais, o prefeito já havia anunciado que tomaria a medida. “Ponta Grossa voltando (responsabilidade). Após a boa notícia do último boletim, vamos avançar. Novo decreto trata de restaurantes e academias”, escreveu Rangel. O decreto que autoriza a reabertura dos restaurantes e lanchonetes foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Município (leia mais). A volta das atividades dos estabelecimentos do serviço de alimentação deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 13.

RECOMENDAÇÃO – O documento assinado pela promotora Fernanda Basso Silvério cita as aglomerações que foram registradas principalmente na área central da cidade. No documento o MP pede que o Município “reveja as medidas tomadas para liberação do comércio nesta cidade, o que ocasionou grande circulação de pessoas, em especial nas grandes lojas e no Calçadão municipal, situação que deve ser evitada”. Para justificar o pedido, a promotora lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a restrição social para “achatar a curva de contaminação”, assim como a Sociedade Brasileira de Infectologia e o Ministério da Saúde.

Também nas redes sociais, o prefeito Marcelo Rangel reclamou indiretamente da recomendação do MP. “Coronavírus é assim: Ninguém sabe o que é certo, mas todo mundo sabe o que é errado. Mas se não é certo e também não é errado, então quem disse isso está completamente errado ou será que está certo? Dependendo do ponto de vista, melhor não fazer nada. Não há o que sirva!”, desabafou o prefeito.

Marcelo Rangel também contraria a recomendação do governador Ratinho Júnior (PSD), seu aliado político. Ontem, 09, o governador disse que ao circular apenas quando necessário e não promover a aglomeração de pessoas, a sociedade contribui para evitar o aumento de infecções pelo novo coronavírus, que podem gerar ainda mais pressão sobre o sistema de saúde.

“Esse trabalho não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. São três ou quatro meses de trabalho diário com a saúde e as demais áreas. A população tem compreendido a importância de ficar em casa”, afirmou o governador. “Não é porque estamos há 30 dias nessa jornada que vencemos essa guerra. O isolamento social é importante, os cuidados com os idosos são fundamentais, temos que protegê-los. Esse isolamento é a grande estratégia para superar a pandemia”.

Rangel também havia prometido decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras pelas pessoas ao sair nas ruas na última terça-feira, 07, mas até hoje o decreto ainda não havia sido publicado.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos