18 de fevereiro de 2020

Projeto quer instituir Programa Estadual de Transparência na Qualidade do Ensino no Paraná

Arquivo

Proposta estipula prazo para corte e proíbe a redução da velocidade de serviço durante pandemia de COVID-19.

O deputado Requião Filho (MDB) protocolou na última semana na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), o Projeto de Lei 52/2020, que propõe instituir no Paraná o Programa Estadual de Transparência na Qualidade do Ensino. A ideia é garantir o acesso à informação da sociedade civil sobre tudo o que é aplicado na Educação Pública, para que todos possam fiscalizar e cobrar melhorias.

De acordo com o texto do projeto apresentado, ficam assegurados os direitos dos cidadãos em obter informações sobre as atividades de gestão, organização e serviço da SEED, na íntegra e de forma atualizada. Número de professores, média de alunos por turma, taxas de evasão, quadro com recursos financeiros repassados para as unidades de ensino e outros dados que o conselho escolar considere relevantes para a transparência da gestão.

“Devemos defender a educação paranaense e cobrar para que todos os recursos sejam aplicados de forma coerente. Mas para isso, o cidadão deve ter direito ao acesso de todas as informações, recursos e índices que envolvem as nossas escolas. Esta prestação de contas com a sociedade de forma permanente e transparente é necessária e democrática. Representa um grande avanço”, justificou o deputado.

Há alguns meses, a notícia de que o Governo o Estado estaria sendo investigado pelo Ministério Público do Paraná por tentar fraudar os índices do IDEB pegou a população de surpresa. A denúncia que está sendo apurada sob sigilo, partiu de educadores que afirmam que apenas o desempenho dos alunos com bom rendimento escolar estariam no sistema, numa forma de maquiar os números e cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, a fim de garantir o repasse de recursos para a SEED.

O Projeto de Lei 52/2020 ainda precisa ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da ALEP para seguir sua tramitação entre os demais deputados. Clique no link e acompanhe: http://portal.assembleia.pr.leg.br/index.php/pesquisa-legislativa/proposicao?idProposicao=89460. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos