23 de agosto de 2018

Programa ‘Só é dono quem registra’ é aprovado em segunda discussão na Câmara

Arquivo

Proprietários poderão regularizar registro com 50% de desconto.

A Câmara de Vereadores aprovou ontem, em segunda votação, o projeto de lei que prevê alterações no Código Tributário Municipal, com o programa ‘Só é dono quem registra’, que dará desconto de 50% na alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para os proprietários que realizarem a regularização do registro até 31 de dezembro deste ano. A proposta visa alcançar a regularização das transações imobiliárias ocorridas no Município sem o recolhimento de ITBI.

“Calculamos que exista uma grande quantidade de imóveis sem o devido registro no Município, por termos hoje mais cadastros imobiliários que Maringá e uma arrecadação muito menor deste imposto. O que o proprietário precisa ter em mente é que, enquanto o bem não estiver devidamente registrado em seu nome, ele não será legalmente dono. O desconto será válido para todos que realizarem o registro do imóvel até 31 de dezembro, imóveis comprados em 2018 ou em anos anteriores serão passíveis do desconto na alíquota”, explica o procurador geral, Marcus Freitas.

Além da redução no valor, a proposta também permite que o valor do imposto seja parcelado em duas vezes, desde que as parcelas não extrapolem o exercício financeiro de 2018. “Com a sanção e publicação da lei, vamos trabalhar com a regulamentação dessa proposta. Nossa expectativa é que os interessados possam emitir guias de pagamento com desconto na alíquota a partir do início do mês de setembro”, adianta Freitas.

Além da oportunidade de regularização, a proposta ‘Só é dono quem registra’ também busca alcançar a atualização da base cadastral do Município. “O Município poderá realizar cobranças mais efetivas de quem realmente é o devedor. Muitas vezes um contribuinte recebe a notificação para pagamento de IPTU de um imóvel que ele já não é mais proprietário. Além de garantir a efetiva propriedade sobre o bem, também vai garantir que o Município cobre os tributos da pessoa certa”, avalia o procurador geral. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos