23 de outubro de 2020

Professor Edson propõe criar a Universidade Solidária

Arquivo

O candidato a prefeito propõe utilizar todo o potencial acadêmico de Ponta Grossa para resolver os problemas estruturais da cidade gerando emprego, aumentando a renda das famílias, incentivando a pesquisa científica, preparando universitários para a vida profissional e produzindo conhecimento para planejar o futuro.

Um dos pontos centrais do Programa de Governo da Coligação PT-PCdoB, que tem o Professor Edson como candidato à prefeito de Ponta Grossa, é a criação da UNISOL-PG, a Universidade Solidária.

“Não se trata de construir prédios, tampouco fundar uma nova instituição de ensino superior, mas de um ponto de referência para unir projetos das nossas universidades públicas e das faculdades particulares para planejar e propor soluções para a cidade. A ideia é aproveitar todo o potencial de conhecimento de pesquisadores, professores e alunos e colocar isso a serviço da nossa população”, diz o candidato.

A UNISOL-PG trabalharia em estreita parceria com a Prefeitura, pois tanto os servidores públicos municipais quanto a comunidade universitária conhecem profundamente as dificuldades e os gargalos no processo de desenvolvimento da cidade e podem trabalhar em conjunto para apresentar e implementar soluções criativas.

Na prática, a UNISOL-PG significa oportunidades de geração de trabalho e renda na agroecologia, na agroindústria familiar, no aproveitamento de resíduos sólidos, na formação de identidades locais e na criação de laços de solidariedade que permitirão um maior aproveitamento dos recursos existentes.

Para dar conta da criação da UNISOL-PG, um fundo municipal de pesquisa, com recursos angariados através de projetos junto aos governos estadual e federal, além de arrecadação junto ao setor privado, fomentará as iniciativas de pesquisa e extensão. Ganham com isso as universidades e faculdades, a indústria, o comércio e o setor de serviços se beneficiam e as pessoas que precisam de trabalho e renda encontram um caminho para viver com mais dignidade.

“Com poucos recursos como bolsas, espaços de estágio e alguns equipamentos, uma explosão criativa de iniciativas a gerar cooperativas de trabalho, empresas juniores, microempresas, pode acontecer. O conhecimento produzido e sistematizado proporcionará a implementação de políticas públicas com maior eficiência e orientará o desenvolvimento da cidade”, salienta o Professor Edson. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

3 de maio de 2024

Empresários se reúnem com o novo presidente do Iplan

Divulgação

3 de maio de 2024

Comitê ‘Vale do Tibagi’ integra novas lideranças e avança em planos de desenvolvimento

Divulgação

3 de maio de 2024

Prefeitura de PG constrói CMEI para 200 crianças no Rio Verde

Divulgação

3 de maio de 2024

Colégios Estaduais recebem recursos do mandato do deputado Aliel Machado

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos