14 de setembro de 2021

Prefeitura vai modernizar iluminação pública de PG através de PPP

Divulgação

A Caixa Econômica Federal será o órgão organizador do leilão do parque de iluminação de Ponta Grossa para modernização dos mais de 46 mil postes.

A Prefeitura de Ponta Grossa deu ontem, 13, o primeiro passo para modernizar o parque de iluminação pública do Município, através de contrato firmado com a Caixa Econômica Federal para estruturação de Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). Dessa forma, após leiloada, a iluminação pública da cidade receberá investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais.

“A assinatura deste contrato é o primeiro grande presente para a cidade pelos seus 198 anos. Para que a administração pública realize essa modernização, o investimento é muito grande. A PPP nos permite fazer a curto prazo a modernização de toda a cidade, sendo que hoje nós temos somente 2,5% dos pontos de iluminação públicos em LED. Com este investimento que estamos buscando junto ao setor privado, garantimos não apenas a modernização, mas também a inclusão de pessoas, o comércio e o lazer no bairro com mais segurança. Além disso, com o contrato firmado hoje, garantimos a realização deste leilão com o apoio técnico e organização pela Caixa”, aponta a prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD).

A realização de PPP para o segmento da iluminação pública tem sido a alternativa para diversos municípios brasileiros, que com o apoio técnico de estruturadores profissionais dos projetos, como a Caixa Econômica, tem conquistado um avanço no desenvolvimento urbano e qualidade de vida para a população. “Este modelo de parceria para a iluminação pública, no qual não existe endividamento do Município, é um modelo utilizado por diversas administrações e internacionalmente para fazer investimentos públicos. No caso de Ponta Grossa, o Município entrou em um edital dois anos atrás, atendeu a todas as condições e foi um dos priorizados pelo Fundo de Estruturação de Parcerias, gerido pela Caixa. Com o contrato de hoje, estamos iniciando esse processo de modelagem da parceria e logo teremos a materialização de investimentos e benefícios para toda a população”, explica Leonardo Sobreira, coordenador de filial da gerência executiva de Governo da Caixa Econômica.

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Milla. “Quando Ponta Grossa iniciou essa modernização com a implementação do LED em algumas vias, a população pediu para que se estendesse por toda a cidade. E através dessa PPP a prefeita Elizabeth estará transformando este anseio da população em realidade, garantindo um sistema de iluminação mais moderno e econômico em todas as regiões da cidade”, destaca Milla.

PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA – O parque de iluminação pública de Ponta Grossa conta hoje com mais de 46 mil pontos, dos quais cerca de 2,5% são com lâmpadas de LED. “Através da PPP, poderemos ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida, e uma manutenção a longo prazo, que representará uma importante economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%”, avalia o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A modernização da iluminação pública também é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente, pois com a modernização da iluminação por LED, vêm outras tecnologias que colocarão o Município em posição inovadora no Estado e no Brasil.

“É inovadora pela modernidade, mas também por ampliar o acesso, estendendo a rede para localidades ainda com iluminação deficiente. Além disso, existem outros diversos aspectos inovadores, como as tecnologias que vêm acopladas a essa modernização do parque, como a possibilidade de monitoramento de segurança por câmeras, monitoramento do trânsito e até mesmo telegestão, de forma que o próprio sistema nos informa quando há necessidade de trocas de lâmpadas ou manutenção. A partir de hoje começa a contagem regressiva para que a gente tenha a empresa ganhadora que vai ter o controle do nosso parque de iluminação e vai trazer essa modernização”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

A assinatura do contrato foi acompanhada ainda pelo vice-prefeito, Capitão Saulo, o secretário de Governo, Sebastião Mainardes, e a chefe de gabinete, Cliciane Garczarek. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

24 de setembro de 2021

CCR RodoNorte supera os 53 mil atendimentos realizados em 2021

Divulgação

24 de setembro de 2021

Prefeitura sorteia veículos 0 Km e prêmios em dinheiro com IPTU Premiado e Nota PG

Divulgação

24 de setembro de 2021

Em Jaguariaíva, Bakri anuncia passarela de pedestres e ampliação de colégio

Divulgação

24 de setembro de 2021

Governador sanciona lei que vai destinar cerca de R$ 480 milhões para a Educação

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista