19 de novembro de 2021

Prefeitura lança edital do sandbox regulatório para teste de projetos inovadores em PG

Divulgação

Vale dos Trilhos lançou Edital de Chamada Pública para seleção e implementação de soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria da cidade. Ponta Grossa é a 5ª cidade brasileira a implantar o Sandbox Regulatório, contando com vários parceiros e apoiadores.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da governança do ecossistema de inovação Vale dos Trilhos, com apoio do Sebrae/PR, lançou esta semana o Edital de Chamada Público do Sandbox Regulatório de Ponta Grossa, para criação de ambientes regulatórios experimentais para desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras. Com isto, o Município chama pequenas e grandes empresas para que realizem testes de projetos inovadores, que podem ser serviços, produtos ou soluções experimentais, com clientes reais.

“Desde o início da nossa gestão afirmamos que queremos que a inovação esteja no nosso DNA, tendo uma genuína cultura de inovação, que conecte e integre os atores do nosso ecossistema, unindo os esforços na criação de um ambiente propício à inovação para que assim possamos construir uma cidade inteligente em prol do desenvolvimento sustentável. Nossa cidade funcionará como um grande laboratório de novas ideias e soluções que tenham modelos de negócios inovadores que impactem na melhoria da qualidade de vida do cidadão de Ponta Grossa”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), na ocasião do lançamento.

O sandbox regulatório de Ponta Grossa está regulamentado através do Decreto Municipal nº 19.377/2021, prevendo ainda a consolidação de ambientes de inovação por meio de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas locais, instituições de Ciência e Tecnologia, entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação, e também organizações de direito privado com atividades de pesquisa e desenvolvimento que objetivem a geração de inovação.

O edital do sandbox de Ponta Grossa prevê a participação de qualquer modelo de negócio inovador com potencial de promover ganhos de eficiência, redução de custos, vantagens para o Município ou benefícios aos munícipes, como ampliação do acesso do público em geral a produtos e serviços. Além disso, também estão estabelecidos como critérios para participação que o proponente demonstre capacidade técnica para desenvolver a atividade pretendida e os administradores e sócios da empresa tenham ficha limpa de crimes contra a ordem econômica.

“O lançamento do edital é um marco para a inovação em nossa cidade, abrindo chamada para seleção e implementação de soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria da qualidade da população de Ponta Grossa, para que sejam testadas e validadas exatamente por esse usuário, por essa população de Ponta Grossa, assim como, para nos tornarmos cada vez mais atraentes para o nosso mercado, para investimentos, para se viver aqui, para sermos uma cidade diversa e justa, viva e para pessoas, conectada e inovadora, inclusiva e acolhedora, segura, resiliente e auto regenerativa, economicamente fértil, ambientalmente responsável, articuladora de diferentes noções de tempo e espaço, consciente e reflexiva e atenta e responsável com os nossos princípios. Ou seja, para sermos de fato, uma cidade inteligente”, pontua a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

Ponta Grossa é a 5ª cidade brasileira a implantar o Sandbox Regulatório, contando com vários parceiros e apoiadores, como o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae, UEPG e UTFPR, que ajudarão nos testes e validação das tecnologias, além da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, através de um acordo de cooperação.

Durante o evento de lançamento, também foi realizada exposição de algumas soluções de parceiros, como a empresa Mapzer com o carro do Olho Vivo, veículo dotado de inteligência artificial para reconhecimento de defeitos na pavimentação e na sinalização vertical e horizontal, a UTFPR, com projeto e desenvolvimento integrado de funções de segurança assistida ao condutor e ambiente para veículos autônomos (Segurauto), a Automa, com a tecnologia de Digital Twin que capta as informações da cidade que podem auxiliar na elaboração de políticas públicas, e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, com o sistema de monitoramento urbano.

“Não é possível pensar em desenvolvimento, sem pensar em sustentabilidade. É fundamental que as governanças possam propor soluções que possibilitem que as cidades sejam capazes de responder adequadamente às necessidades básicas das instituições, empresas e dos próprios habitantes, nos níveis econômico, operacional, social e ambiental”, avalia a consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestrin.

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO – O Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos foi instituído por decreto municipal em abril deste ano, estabelecendo eixos para o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal e em toda cidade de Ponta Grossa. Para divulgar informações, ações e eventos do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, o Vale do Trilhos lançou o site oficial na última semana. No portal, é possível conferir o Mapa da Inovação, consultar e cadastrar eventos, conhecer mais sobre os eixos e objetivos do ecossistema, além dos projetos desenvolvidos na cidade que possuem a chancela do Vale dos Trilhos. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos