19 de novembro de 2021

Prefeitura inicia elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Divulgação

Levantamento efetuado pelas áreas de atuação da gestão municipal visa utilizar de ferramentas digitais para a resolução de demandas da cidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH) deu início, nesta semana, ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). Hoje, 19, no Conservatório de Música Maestro Paulino, secretários municipais e diretores participaram de uma reunião de apresentação do modelo de trabalho que vai realizar um diagnóstico de como a Tecnologia da Informação irá auxiliar em encontrar soluções para os problemas da cidade e no cumprimento do Plano de Governo e o Plano de Metas do Município.

Representando a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito Capitão Saulo (ambos do PSD), comenta que para ter uma cidade inteligente, é necessário que a Prefeitura seja inteligente. Ele salienta que para que isso aconteça no âmbito da gestão pública municipal, é necessária a participação das secretarias no levantamento de demandas e possibilidade de resolução de problemas através das tecnologias. “Estes dados devem vir da expertise de cada um dos presentes, para que a empresa responsável pela confecção do PDTIC seja municiada de informações que vão compor o plano e que pautará o futuro, tornando através das ferramentas digitais, Ponta Grossa em uma cidade inteligente”, pontuou Saulo.

O secretário Mauricio Silva elucida que por mais que o Plano seja uma atribuição da SMARH, através do Departamento de Informática, todas as secretarias de maneira estratégica e tática terão que apresentar suas necessidades no âmbito da tecnologia da informação, para através das ferramentas digitais encontrarem soluções para as demandas da cidade. “Necessitamos desta sinergia agora, pois o foco do Plano abrange toda a Prefeitura, e incidirá diretamente no cumprimento dos Planos de Governo e de Metas em todas as áreas de atuação do Município”, disse Silva.

Para Tonia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento (AFEPON), a Prefeitura está trabalhando para que Ponta Grossa se torne uma cidade ainda mais inteligente. “A elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação é um dos mais importantes passos para que possamos caminhar neste sentido, visto que através dele poderemos planejar para torná-la mais conectada. É preciso conhecer as necessidades, fazer inventário do que se tem, para que se planeje e trace ações de curto, médio e longo prazo. Este estudo é estratégico para que tenhamos uma cidade voltada para o cidadão”, avalia Tonia.

Samuel Moreira, diretor de TI da Prefeitura, ressalta que o PDTIC visa, após contar com este diagnóstico, orientar a Prefeitura no uso correto de seus recursos, levando-a focar nos processos de melhoria contínua de governança. “Uma instituição que tenha elaborado seu PDTI revela-se calçada nos princípios de racionalização, economicidade, uniformidade e padronização, criando as bases tecnológicas para a implantação com melhor eficiência e eficácia das políticas públicas”, finaliza Moreira.

A previsão é que a empresa licitada para a elaboração do PDTIC entregue o documento final com as demandas apontadas pelas secretarias municipais no mês de março de 2022. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos