1 de dezembro de 2021

Prefeitura de PG inicia estruturação da Parceria Público-Privada para modernizar iluminação pública

Divulgação

Comitê da Prefeitura, Caixa Econômica Federal e demais entidades parceiras no processo realizaram primeira reunião técnica para estruturar edital da PPP.

A Prefeitura de Ponta Grossa deu início esta semana a estrutura do Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). Através deste trâmite, após leiloada, a iluminação pública da cidade receberá investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais. Comitê da Prefeitura, Caixa Econômica Federal e demais entidades parceiras no processo realizaram primeira reunião técnica para estruturar o edital da PPP.

“Cidades inteligentes são aquelas que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus moradores. A modernização da iluminação pública, sem dúvidas, é porta de entrada para uma cidade inteligente, visto que, juntamente com ela, a internet das coisas e as tecnologias acessórias são acopladas. Aqui estamos em mais uma grande ação que faz parte desses nossos passos de inovação de Ponta Grossa dessa gestão: a estruturação da PPP da Iluminação Pública de Ponta Grossa. É só o pontapé inicial, mas sem dúvida a construção de um dos grandes legados desta gestão”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), durante apresentação na primeira reunião técnica.

A primeira reunião, identificada como o Marco Zero na estruturação da PPP da Iluminação Pública de Ponta Grossa, contou com a participação de representantes da Prefeitura de Ponta Grossa, da Secretaria de Parcerias Público-Privadas (SPPI), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da Caixa Econômica Federal e da IFC (membro do Grupo Banco Mundial). O objetivo da união de todos estes agentes, é promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e o aumento da segurança, ajudando a fomentar o crescimento econômico e a criação de empregos.

“A PPP nos permite fazer a curto prazo a modernização de toda a cidade, sendo que hoje nós temos somente 2,5% dos pontos de iluminação públicos em LED. Com este investimento que estamos buscando junto ao setor privado, garantimos não apenas a modernização, mas também a inclusão de pessoas, o comércio e o lazer no bairro com mais segurança. Estamos consolidando Ponta Grossa como uma cidade para investimentos tecnológicos, conectada e inovadora, economicamente fértil e ambientalmente responsável. Ou seja, para sermos de fato, uma cidade inteligente”, aponta a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA – A modernização da iluminação pública também é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente, pois com a modernização da iluminação por LED, vêm outras tecnologias que colocarão o município em posição inovadora no estado e no Brasil.

O parque de iluminação pública de Ponta Grossa conta hoje com mais de 46 mil pontos, dos quais cerca de 2,5% são com lâmpadas de LED. Através da PPP, será possível ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida, e uma manutenção a longo prazo, que representará uma importante economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%.

CRONOGRAMA – Até o leilão da proposta de PPP, serão realizados estudos e elaborada a melhor proposta para modernizar e tornar mais eficiente o serviço de Iluminação Pública. Em 2022 serão concluídos os Estudos e Documentos Licitatórios. O projeto será então apresentado à sociedade, às autoridades e ao mercado por meio de Consulta Pública, para receber contribuições. Após a análise dessas sugestões, o projeto poderá ser ajustado e a versão final dos seus documentos será publicada, dando início ao processo licitatório. A expectativa é que o leilão aconteça até o final de 2022.

PROCESSO – Após participar de edital, a Prefeitura foi chamada em 2021 e aderiu ao processo para estruturação de projetos em iluminação pública por meio do apoio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPPs (FEP), coordenado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e executado pela Caixa Econômica Federal (CAIXA). O projeto conta ainda com a importante parceria do Global Infrastructure Facility – GIF e do International Finance Corporation – IFC, vinculado ao Grupo Banco Mundial (World Bank Group), que traz a experiência internacional na estruturação de projetos de Concessão e PPPs.

MARCO ZERO – Além das autoridades municipais, estiveram presentes no marco zero: Felipe René Cardoso, da CAIXA/CEVIG; Fabrício de Andrade Leveis, da CAIXA/GEDEP; Leandro Henrique Faustin – superintendente executivo SEV Ponta Grossa; Marques Calixto – superintendente executivo SEG Curitiba; Adriano Borges Resende- Superintendente REDE Curitiba; Leonardo Pudell Sobreira – Coordenador de Filial Curitiba; Kelly Cristina Souza Gonçalves Bottega – Coordenadora de Filial REGOV PG; Cleiton Felipe Veiga da Silveira – Supervisor de Filial REGOV PG; José Luiz Vanz – Representante CAIXA REGOV PG. Também participaram de forma remota: Ricardo Ramagem, da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia; e Luiza de Castro, do Ministério do Desenvolvimento Regional. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos