27 de junho de 2022

Prefeitura de PG fortalece desenvolvimento de MEIs

Divulgação

Trabalho integra programa de inovação e desburocratização da gestão pública municipal.

A Prefeitura de Ponta Grossa tem colocado em prática um abrangente programa de inovação, modernização e desburocratização da gestão pública. Entre as atividades, que integram as ações do Vale dos Trilhos, uma política municipal de fomento à inovação, está o fortalecimento dos microempreendedores individuais (MEIs).

O resultado de todo o trabalho desenvolvido pelo Município, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento, é que Ponta Grossa foi a cidade paranaense que mais formalizou microempreendedores individuais nos últimos 12 meses. Além disso, Ponta Grossa foi reconhecida pelo Sebrae com o prêmio Prefeito Empreendedor do Paraná, pelo trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor.

Conforme a presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento (AID), Tônia Mansani de Mira, Ponta Grossa conta com 28 mil microempreendedores individuais. Neste ano, foram formalizados mais de 2,9 mil MEIS, sendo 624 apenas no mês de maio. Ela atribui o número significativo de formalização à adoção da lei da liberdade econômica pelo Município. Entre as vantagens, o MEI é dispensado de ato público, não há incidência de taxas e após a abertura, já tem inscrição municipal e pode emitir nota fiscal. Algumas atividades são passíveis de fiscalização, o que pode acontecer posteriormente à formalização. “A pandemia fez com que muitos postos de trabalho fossem extintos, então o que percebemos é que a formalização é uma alternativa de recolocação no mercado de trabalho. Além disso, percebemos em Ponta Grossa um ambiente de negócios muito propício, porque ao mesmo tempo em que temos aumento no número de formalizações, mantemos saldo positivo na geração de empregos formais”, avalia.

De acordo com Tônia, quem pretende formalizar sua atividade, pode acessar a Sala Digital, por meio do site saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br/sala-digital, onde é possível conferir tutoriais que explicam o passo a passo para a formalização.

PROGRAMAS – Segundo Tônia, não há limite no número de MEIs existentes na cidade, mas o desafio é vocacionar as empresas para inovação. Para isso, a Agência de Inovação e Desenvolvimento promove diversos programas, como o Decola, em parceria com universidades, voltados a estudantes que pretendem empreender. Após a formalização, por meio do programa Minha Empresa Legal, o MEI recebe acompanhamento no primeiro ano, incluindo acesso a diversos cursos gratuitos por meio da Sala do Empreendedor; neste ano são 109 capacitações previstas.

Outra opção é a Voe – Aceleradora de Negócios, que oferece duas turmas ao ano, com 60 horas de conteúdo, a partir da utilização de metodologias inovadoras. “O objetivo é que a empresa cresça de maneira sustentável, com maturidade econômica”, explica Tônia. Para o Decole e Voe, as inscrições são online, e podem ser feitas por meio da Sala Digital.

IMPULSO – Outro programa oferecido é o Impulso, por meio do qual, instituições financeiras públicas e cooperativas de crédito apresentam soluções financeiras e linhas de crédito para impulsionar os negócios. A próxima edição hoje, 27, na Sala do Empreendedor, das 12 às 17 horas.

Além de conhecer as opções disponibilizadas pelas empresas, na oportunidade, os MEIs ainda têm suporte com consultores financeiros para saber se o crédito é benéfico ou pode se tornar uma ameaça.

Sugestão de legenda: Por meio da Sala Digital, é possível saber o passo a passo para a formalização e ter acesso a diversos serviços. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos