CASTRO

19 de março de 2020

Prefeitura de Castro decreta situação de emergência por coronavírus

Arquivo

O evento tem como objetivo promover os atrativos, equipamentos e serviços turísticos dos municípios dos Campos Gerais, gerando negócios para seus participantes.

A Prefeitura de Castro decretou hoje, 19, situação de emergência em saúde pública pelos próximos 90 dias para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, após o registro do primeiro caso suspeito em Castro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, o suspeito procurou a unidade de saúde no final da tarde de ontem, 18, com sintomas e foi isolado em casa após a coleta de material que foi enviado ao laboratório do Estado para exames. Essa pessoa esteve em São Paulo no final de semana e está sendo monitorada pela saúde.

Com a situação de emergência o Município poderá contratar novos médicos e comprar suprimentos necessários ao enfrentamento de pandemia, com dispensa de licitação.

O decreto recomenda às empresas públicas e privadas para que suspendam o trabalho ou adotem o trabalho remoto para pessoas maiores de 60 anos, gestantes e demais integrantes dos grupos de risco pelos próximos 15 dias prorrogáveis, sem prejuízo dos salários.
As empresas que decidirem manter os funcionários trabalhando, devem garantir medidas de profilaxia e contenção de exposição ao contágio como limpeza do ambiente de trabalho pelo menos duas vezes ao dia, disponibilizar álcool gel 70, ventilação e não aglomeração de pessoas.

O decreto também proíbe a circulação de ônibus intermunicipais no Município e a utilização do terminal rodoviário durante o período da situação de emergência, não se aplicando a medida ao transporte de trabalhadores de empresas privadas, desde que adotadas as medidas de redução dos riscos como disponibilização de álcool líquido ou gel, circulação com todas as janelas abertas e vedação da circulação de pessoas de risco nesses veículos.

Fica proibida a utilização de narguilé, vaporizadores em geral ou assemelhados em estabelecimentos comerciais ou locais públicos, ficando determinada a apreensão imediata do objeto.

A fiscalização das determinações será feita pelos agentes municipais e o não cumprimento do decreto e de outras medidas já adotadas e que possam ser determinadas futuramente pelo Município, acarretará responsabilização administrativa, cível e criminal.

Maria Lidia reforçou que a população deve seguir os cuidados com a higienização, não ficar nas ruas, evitar aglomeração e deixar espaço no transporte coletivo para quem realmente precisa trabalhar “Se cada um fizer sua parte, vamos conseguir administrar esta situação que preocupa o mundo todo”, disse. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos