26 de maio de 2020

Prefeitura confirma 1º caso de transmissão comunitária no bairro de Oficinas

Arquivo

A paciente já está recuperada e entrou como caso confirmado na semana passada no Boletim Municipal Oficial.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Saúde (FMS), informa que o Município registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do novo Coronavírus (Covid -19), na região de Oficinas. A paciente entrou como caso confirmado na semana passada no Boletim Municipal Oficial. Ela estava sendo monitorada pela Equipe de Epidemiologia e seu histórico estava sendo rastreado. A paciente já está recuperada.

Segundo a FMS, a paciente teve contato com outras duas pessoas, que continuam sendo acompanhadas pela Epidemiologia, recebendo contato telefônico diário para obter informações a respeito do quadro e sua evolução. Os pacientes encontram-se em casa em estado estável, realizando isolamento domiciliar. Ambos também já foram contabilizados como caso confirmado no Boletim Municipal Oficial da semana passada.

A FMS destaca que é considerado transmissão comunitária casos em que não é possível estabelecer qualquer vínculo com outros pacientes suspeitos ou confirmados e nem conta com histórico de viagem para regiões com casos registrados. A partir de agora será necessário redobrar as medidas de precaução.

“É importante redobrar as medidas de precaução e reforçar à população que o cenário de contaminação comunitária traz agora o cuidado com os ambientes, ou seja, a população não está sujeita à contaminação só em contato com outras pessoas. O vírus está circulando também pelos ambientes, nesse caso, você pode se contaminar ao entrar numa localidade onde um paciente assintomático esteve e deixou, por exemplo, o vírus em cima do balcão, em um pacote de pão, nas frutas, em um objeto de um determinado local, na maçaneta de uma porta. É muito importante as pessoas focarem no hábito de lavar a mão, de higienizar os produtos que levam para suas casas, de evitar entrar em casa com a roupa que veio da rua”, destaca o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Daniel Manjabosco.

Neste momento a Prefeitura está reforçando as orientações aos funcionários que trabalham diariamente em contato com a população. A FMS tem tomado todas as medidas necessárias de acordo com o protocolo vigente do Ministério da Saúde.

“Este é o momento de reforçar as medidas preventivas, a utilização de máscaras e principalmente o isolamento social. Percebemos que muitas pessoas não assimilaram que o isolamento social inclui o isolamento familiar, pois percebemos, durante nossos monitoramentos, que algumas pessoas pensam que isolar é apenas não ir no parque, não ir ao shopping, em uma loja, por exemplo, mas é mais que isso, é deixar de fazer reunião familiares, de encontrar outras famílias no final de semana, pois este ato também gera a disseminação do vírus, precisamos, ainda mais, tomar todos os cuidados”, explica a coordenadora de Epidemiologia, Caroliny Stocco. (Com assessoria)

DEFINIÇÃO DE CASOS:

Importado: Caso confirmado, com histórico de viagem nacional ou internacional, nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

Local: Caso confirmado, com vínculo epidemiológico a um caso confirmado identificado.

Comunitário: Caso confirmado, sem vínculo epidemiológico a um caso confirmado.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos