3 de outubro de 2018

População pode sugerir propostas para o desenvolvimento de Ponta Grossa

Divulgação

Planejamento da saúde municipal, Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana são participativos.

A Prefeitura Municipal está disponibilizando canais de comunicação com a população para receber propostas, sugestões e opiniões sobre a gestão de Ponta Grossa. A comunidade pode participar do desenvolvimento dos Planos Diretor (PD), de Mobilidade Urbana (PlanMob) e do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município. O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro e em novembro voltarão a ser realizados encontros presenciais.

Está disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) um formulário online onde os munícipes poderão contribuir com propostas e ideias para a cidade. “Podem ser apontadas sugestões relacionadas a ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”, explica o presidente do Iplan, Ciro Ribas.

Já especificamente na área da saúde estão sendo promovidas as pré-conferências municipais, que antecedem a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Tendo como tema central ‘Democracia e Saúde: luta e resistência em defesa do SUS’, os encontros são abertos à comunidade e visam concentrar propostas e apontamentos para a melhoria do serviço público.

A promoção é do Conselho Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme explica o membro da comissão organizadora do evento, Diego Osmar Rodrigues, os eixos serão o fortalecimento da atenção primária em saúde, a saúde como direito, a consolidação do SUS e financiamento. No geral, o objetivo é avaliar a situação atual do Município e elaborar propostas, que farão parte da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde, a partir das necessidades identificadas.

Segundo o secretário adjunto de gestão em saúde, Robson Xavier, a participação da população é imprescindível. “Essa é uma oportunidade que a Secretaria de Saúde tem de apresentar seus resultados, investimentos, perspectivas e dificuldades, abrindo um debate aberto, democrático e construtivo. Convidamos todos a participar para levar ideias e apontamentos que poderão ser incorporados no planejamento da Prefeitura e até do país, já que as propostas que surgem nas conferências municipais podem ser encaminhadas aos encontros estaduais e nacionais”, aponta o gestor.

Para outubro estão agendados encontros no dia 10, às 19 horas na Associação dos Moradores Nova Rússia; no dia 19, às 19 horas, na Associação dos Moradores Santa Paula e no dia 25, às 19 horas, na sede central da ABO. A programação, que contará com outros cinco encontros das pré-conferências, segue até novembro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos