31 de agosto de 2018

População pode opinar no planejamento da cidade via formulário online

Divulgação

Na próxima semana também serão feitos encontros presenciais abertos a propostas.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) criou um formulário online para facilitar a participação da comunidade no desenvolvimento dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob). Na segunda e terça-feira, 3 e 4 de setembro, serão realizadas duas oficinas comunitárias que fomentarão a discussão de propostas e ideias a serem incluídas nos documentos, que planejam a cidade para os próximos 10 anos.

Segundo o presidente do Instituto, Ciro Ribas, a expectativa é conhecer as sugestões dos munícipes para melhorar Ponta Grossa. “Podem ser apontadas sugestões para os seguintes itens: ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”, aponta, afirmando que também serão disponibilizados formulários impressos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.

O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro e o desenvolvimento dos planos está na fase de proposições. Além do formato online, a população também pode participar das oficinas comunitárias. A participação é gratuita e aberta para toda a comunidade.

URBETEC – Para a produção dos planos, a Prefeitura Municipal conta com a consultoria da empresa Urbtec, que já possui experiência com modelos de outras cidades. “Cada município é único em seus problemas e soluções. Ponta Grossa é mais um desafio para a nossa equipe, que considera os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais para a proposição das diretrizes do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade”, comenta o diretor da Urbetec, Gustavo Taniguchi.

Ele também destaca a importância do envolvimento popular: “Contamos com a participação da população nessa fase de proposições para que os documentos possam realmente direcionar o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável. Mais do que planejar para os próximos dez anos, é necessário pensar a cidade das próximas gerações”, conclui Taniguchi. (Com assessoria)

SERVIÇO:

Oficinas para Plano Diretor e Mobilidade Urbana.

Segunda-feira, 3 de setembro, às 18h30.

Local: Biblioteca Municipal Professor Bruno Enei – Rua Frederico Wagner, 100 – Olarias.

Terça-feira, 4 de setembro, às 18h30.

Local: Unicesumar – R. Des. Westfalem – Oficinas.

Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br e o formulário está disponível no link https://goo.gl/EzQqpM.

 


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

8 de maio de 2024

Sala do Empreendedor de Ipiranga é premiada com Selo Diamante Nacional

Divulgação

8 de maio de 2024

Sala do Empreendedor: 13 anos impulsionando negócios em Ponta Grossa

Divulgação

8 de maio de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI e homenageia jovem professora no ‘Campos Elíseos’

Divulgação

7 de maio de 2024

UEPG se pronuncia sobre caso de tentativa de estupro

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos