8 de fevereiro de 2021

Plauto propõe ampliação de benefício fiscal para indústrias paranaenses de tecnologia

Arquivo

Segundo o deputado, a resposta encaminhada por meio de ofício aponta a falta de uma estratégia por parte da Secretaria de Estado da Saúde diante de uma crise de abastecimento.

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) protocolou emenda que altera a Lei 14.895/2005 que define a cobrança do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre equipamentos tecnológicos que usem componentes importados. Hoje apenas as empresas instaladas em Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos têm direito aos benefícios.

Com a mudança, os fabricantes localizados em Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Guarapuava e Ponta Grossa passam a se beneficiar da lei. A inserção destes municípios está condicionada ao funcionamento de um campus de Universidades Federais Tecnológicas. “Estou defendendo os interesses das nossas cidades, principalmente de Ponta Grossa que é o meu berço”, afirma.

A lei prevê o adiamento do recolhimento de ICMS sobre os subsídios importados e concede crédito fiscal de 80% do valor do imposto sobre a comercialização do produto final, desde que atenda a critérios pré-estabelecidos. Uma das condições para as empresas usufruírem do imposto diferenciado é o uso de softwares produzidos no território nacional, principalmente os oriundos de incubadoras.

A emenda, além de corrigir uma limitação criada na época da sua aprovação, promove o equilíbrio fiscal entre as empresas do setor e incentiva novos investimentos nessas cidades.

De acordo com Plauto, o Paraná está entre os quatro estados com maior produção tecnológica do Brasil. “Por isso, é importante incentivar este mercado que gera milhares de empregos em nosso Estado”.

O deputado também destaca que cidades como Ponta Grossa se tornaram polos de produção de tecnologia desde a criação da Lei em 2005. “Esta é a forma que encontrei para auxiliar o segmento e também para contribuir com uma das propostas do governador Ratinho Júnior, de transformar o Paraná em uma referência na indústria 4.0”, finalizou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos