7 de outubro de 2020

Plauto insiste na urgência de instalação de caixas d´água para a população mais pobre

Divulgação

A estimativa é de que cerca de 24 mil endereços residenciais não contam com reservatórios, o que representa 20% de todas as unidades que a Sanepar abastece em Ponta Grossa.

O deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) protocolou hoje, 07, um pedido de informações à Sanepar a respeito do andamento do programa Caixa D’Água Boa em Ponta Grossa. A cidade está com um dos maiores índices de residências sem reservatórios de água em todo o Paraná. A maioria das casas é de famílias de baixa renda, por isso, sem condições de fazer a instalação por conta própria.

A estimativa é de que cerca de 24 mil endereços residenciais não contam com reservatórios, o que representa 20% de todas as unidades que a Sanepar abastece na cidade. Ponta Grossa ainda não enfrenta o rodízio no fornecimento de água, mas o deputado destaca que é necessário agir preventivamente e tomar medidas para evitar o agravamento da crise no abastecimento, caso a estiagem persista.

Ainda em janeiro deste ano, antes do início da crise hídrica, Plauto esteve com o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, discutindo a necessidade de acelerar a entrega de “kits” para a instalação de caixas d’água. Porém, nada foi feito.

Com a aprovação do pedido de informação, a Sanepar terá de dizer quanto já investiu no programa que é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, quantas caixas d’água já instalou em Ponta Grossa neste ano e qual o cronograma até o final de dezembro.

“Eu reforço o que tenho falado: as caixas d’água são uma forma de criar um sistema alternativo e estratégico de armazenamento de água. Imaginem quantos milhões de litros podem ser guardados, além do que fica estocado nos reservatórios da companhia de abastecimento”, justifica o deputado.

Plauto aponta ainda que, mesmo diante da falta de água, a empresa faz a cobrança da tarifa mínima, independentemente de haver ou não o consumo. “Portanto, é uma questão de justiça social a Sanepar entregar essas caixas para os mais pobres”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos