26 de março de 2024

PG é a 10ª cidade do Brasil em saneamento básico

Divulgação

99,9% da cidade conta com acesso à água potável e à coleta de esgoto.

Ponta Grossa subiu uma posição na 16ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil, realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados. PG assumiu a 10ª colocação. O levantamento levou em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

De acordo com o estudo realizado anualmente desde 2007, Ponta Grossa se enquadra na categoria que possui, juntamente com 18 municípios brasileiros, o atendimento total de água superior a 99%.

Apenas cinco municípios da amostra possuem 100% de coleta de esgoto. Outros 35, incluindo Ponta Grossa (99,9%), possuem o índice de coleta superior a 90%.

Portanto, de acordo com os indicadores, Ponta Grossa pode ser considerada universalizada conforme o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em ambos os casos.

O cenário ponta-grossense ainda é mais positivo se comparado com a realidade de outros municípios brasileiros. O estudo aponta que a falta de acesso à água potável impacta quase 32 milhões de pessoas no país e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt (sem partido), estes dados demonstram o bom trabalho realizado pela Sanepar e o olhar atento do governo municipal, por garantir que quase a totalidade da população tenha tanto água tratada quanto a devida coleta e destinação de esgoto. Mesmo com os bons números, a Chefe do Executivo almeja mais para a cidade.

“Ponta Grossa novamente é referência entre os municípios brasileiros. O acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário são direitos indiscutíveis. Estamos falando em saúde, qualidade de vida e dignidade. Embora nossos índices sejam ótimos, ainda temos como melhorar, e é isso que vamos buscar. Aliás, já estamos fazendo isso, ampliando a rede de distribuição de água para espaços que ainda não contavam com esse serviço, como no Ouro Verde”, exemplifica a prefeita.
O Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos