2 de julho de 2024

Parque Estadual do Guartelá terá gestão compartilhada entre IAT e Prefeitura de Tibagi

Divulgação

De acordo com o Termo de Cooperação assinado hoje, 02, órgão ambiental ficará responsável pelas áreas de ecologia, pesquisa e proteção ambiental da Unidade de Conservação, enquanto a Prefeitura, por meio da Secretaria do Turismo, cuidará do atendimento aos visitantes.

O Instituto Água e Terra (IAT) formalizou hoje, 02, o Termo de Cooperação com a Prefeitura local para a gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais. O documento, assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, e o prefeito Artur Butina estabelece que o IAT ficará responsável pelas áreas de ecologia, pesquisa e proteção ambiental da Unidade de Conservação, enquanto a prefeitura cuidará do atendimento ao público.

Um dos objetivos do acordo é, ao fomentar o turismo sustentável, fazer com que o número de visitantes, atualmente na casa de 30 mil pessoas/ano, seja ampliado em 100% nos próximos anos.

“É uma parceria em prol do Paraná, em que poderemos melhorar a qualidade dos serviços ofertados, da preservação do meio ambiente, para atrair mais visitantes para o Guartelá. E isso vai gerar emprego e renda no entorno da Unidade de Conservação, no próprio Município, intensificar o desenvolvimento sustentável”, destacou Souza.

Diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, explica que a parceria seguirá o modelo adotado pelo órgão ambiental com outras prefeituras, como em Prudentópolis (Monumento Natural Salto São João), Curitiba (Bosque do Papa), Pato Branco (Vitório Piassa) e Jaguariaíva (Vale do Codó).

“A assinatura deste termo vai proporcionar ao visitante uma melhor qualidade no atendimento e também na infraestrutura oferecida pela Unidade de Conservação. Teremos um aumento na equipe do parque, com a adequação de espaços para melhor receber o público”, destacou Andreguetto.

Secretário de Turismo de Tibagi, Maurício Martins Pereira vê a gestão compartilhada como indutor do incremento turístico na região. “A partir desta formalização, conseguiremos agregar ao trabalho que já é desenvolvido pelo Estado, visto que o Parque do Guartelá é o principal atrativo do município. Queremos melhorar o atendimento e impulsionar a divulgação no espaço para que as pessoas que visitem o Guartelá, mas visitem Tibagi também, ajudando na geração de emprego e renda, no desenvolvimento da cidade”, disse.

GUARTELÁ – O Parque Estadual do Guartelá foi criado por decreto, em 1997, como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do Cânion do Rio Iapó, o sexto maior do mundo em extensão. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.

A ação da água e do vento durante milhares de anos esculpiu estruturas como lapas, grotas e formas curiosas sobre as rochas areníticas, expondo feições ruiniformes em pequena escala e uma enorme fenda entre paredões rochosos. No Parque há ainda pinturas rupestres que datam aproximadamente 7.000 anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região.

“O Guartelá é uma maravilha, e o tibagiano vai saber cuidar e zelar pelo parque. Desenvolver e divulgar esse ponto turístico tão significativo do Paraná”, afirmou o prefeito Artur Butina. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

23 de julho de 2024

Derrota de Aliel, quarto colocado em pesquisa, o enfraquece no Estado e ainda mais em PG

Divulgação

23 de julho de 2024

Comitiva da ACIPG faz visita técnica a Campo Mourão

Divulgação

23 de julho de 2024

Concurso de Música Sertaneja destaca artistas dos Campos Gerais

Divulgação

23 de julho de 2024

Suposta ‘bomba’ na Prefeitura de Imbaú mobiliza forças de segurança

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos